Primeira prova da Olimpíada de Matemática acontece no dia 29

No próximo dia 29 de agosto, mais de 14 milhões de alunos em todo o País realizarão a primeira etapa da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Todos os estados brasileiros estão participando do certame, num total de 32.603 escolas.

A iniciativa tem como objetivos estimular o estudo da Matemática entre estudantes dos ensinos médio e fundamental e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matéria.

A competição é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, e coordenada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e Sociedade Brasileira de Matemática.

Esta primeira etapa é composta de questões objetivas e será realizada em horário normal de aula, nas escolas participantes. Alunos e professores estão se preparando com atividades extra-classe, formando grupos, aplicando testes e outras formas de treinamento.

Os coordenadores regionais estão à disposição para esclarecer dúvidas ou fornecer material adicional para estudos.

Para Virgínia Matos, vice-diretora da Escola Classe 405 Sul, no Distrito Federal, a competição aumenta o interesse dos alunos pela matéria. "Estamos realizando provas simuladas e os alunos estão empolgados.

É uma competição saudável e que mostra que eles têm capacidade de competir igualmente com o resto do País", avaliou a professora. Os cerca de 450 alunos de 5ª e 6ª série da escola estão inscritos no projeto.

O resultado desta primeira etapa será divulgado em outubro, e os 5% dos alunos com melhor classificação realizarão a segunda prova, marcada para o dia 18 de novembro. Esta segunda etapa será composta de questões discursivas, nas quais o aluno deverá demonstrar como chegou ao resultado dos problemas.

Serão oferecidos aos estudantes vencedores um total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do CNPq/MCT.

Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Impa.

Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis no site: http://www.obmep.org.br.

Data: 09/08/2006