Ministério da Educação inova na divulgação dos resultados do Enade 2005

A partir desta quarta-feira, dia 9, estudantes e dirigentes das instituições de educação superior podem conhecer, pela internet, os resultados da edição de 2005 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os resultados da edição de 2005 podem ser conferidos na página eletrônica do Enade.

O Ministério da Educação inova ao divulgar um conceito que indica o efeito dos cursos no nível de conhecimento dos estudantes. Agora, é possível avaliar a qualidade de um curso com base na diferença do desempenho esperado e do observado obtido por ingressantes (alunos do primeiro semestre) e concluintes (que estão terminando o curso superior).

Além das notas nas provas (formação geral e conteúdo específico), estão sendo divulgados, para cada um dos cursos de graduação avaliados no Enade de 2005, o conceito médio dos estudantes e um indicador de diferença entre o desempenho esperado e o observado (IDD). Esse indicador é a diferença entre o desempenho obtido e o estimado dos concluintes de um curso. A estimativa parte da avaliação dos alunos ingressantes.

O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação pertencentes a 20 áreas do conhecimento — arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharias (distribuídas em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Sul e Nordeste têm maior percentual de cursos com bom desempenho

Do total de cursos avaliados, na escala de 1 a 5, 27% obtiveram conceitos 4 e 5 (os mais altos); 20%, conceitos 1 e 2 (os mais baixos); 53%, conceito 3 (médio).

As regiões Sul e Nordeste apresentaram o maior percentual de conceitos altos. Respectivamente, 29,9% e 29,8%. Norte e  Centro-Oeste tiveram os maiores percentuais de conceitos baixos — 31,4% e 28,5%.

Os cursos das instituições de educação superior públicas apresentaram melhores conceitos em relação ao setor privado. As universidades federais concentraram 56,3% dos conceitos mais altos e as estaduais, 40,6%.

Os maiores percentuais de conceitos baixos foram registrados nas instituições privadas (23,3%) e nas municipais (37,5%).

Completa-se o primeiro ciclo do Enade

Este ano, com a aplicação do Enade, no dia 12 de novembro, será completado o primeiro ciclo de avaliação de todas as áreas de conhecimento existentes em cursos de nível superior do país. Com a conclusão, também em  dezembro, das avaliações institucionais e dos cursos de graduação, promovidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), será possível traçar um retrato mais detalhado da história da educação superior brasileira.

Data: 09/08/2006