Cursos superiores do Sul e Nordeste têm o melhor desempenho

Os resultados da edição de 2005 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) revelaram que as regiões Sul e Nordeste obtiveram os melhores conceitos do país, numa escala de 1 a 5. Dos cursos de graduação avaliados no Sul, 29,9% alcançaram conceitos 4 e 5. No Nordeste, o percentual dos mais altos conceitos foi de 29,8%. Os estados do Sudeste estão na terceira colocação, com 27,6%. A Região Centro-Oeste obteve o percentual de 17,8% e o Norte, 17,5%.

Na avaliação nacional, mais da metade dos cursos obteve conceitos de nível médio. Na escala de 1 a 5, 53% obtiveram conceito 3; 20%, conceitos 1 e 2 e 27%, conceitos 4 e 5.

Em relação aos conceitos mais baixos (1 e 2), a Região Norte ficou com o maior percentual: 31,4%. “Isso é ruim porque o Norte obteve os piores conceitos do país”, disse o diretor de avaliação e estatística da educação superior, Dilvo Ristoff. O Centro-Oeste ficou em segundo lugar, com 28,7% de notas baixas. A Região Sul foi a que teve o menor percentual: 16%.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados do Enade vão permitir ao MEC implementar de maneira efetiva o sistema regulatório do ensino superior. “A partir desses dados, as comissões de avaliação vão trabalhar in loco para dar um conceito às instituições”, disse, referindo-se à próxima fase da avaliação de desempenho dos cursos superiores.

Caso o conceito seja negativo, a instituição deverá assinar um termo de compromisso com o MEC para melhorar a qualidade do produto que oferece. Caso não atenda o compromisso, o curso pode ser fechado.

Conhecimentos

A avaliação do Enade considerou, ainda, o desempenho geral e o específico da área de cada aluno. Os resultados revelaram que os estudantes da Região Sudeste apresentaram o melhor desempenho em formação geral. Já o ganho de conhecimento durante o curso foi melhor entre os alunos da Região Sul.

O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação. Os resultados podem ser conferidos na página eletrônica do Exame

Data: 09/08/2006