Novo Enade mede esforço de instituições para melhorar qualidade do ensino superior

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 9, que o novo método de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) passa a revelar o esforço das instituições de ensino superior para melhorar a qualificação dos seus cursos. Em 2005, o Enade levou em conta a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho efetivamente observado nas provas dos alunos que ingressavam nos cursos examinados e daqueles que estavam em fase de conclusão.

"O Ministério da Educação inova ao divulgar um conceito que indica o efeito dos cursos no nível de conhecimento dos estudantes", disse Haddad. Segundo o ministro, pelo sistema de avaliação anterior, o MEC enfrentava problemas, inclusive de ordem judicial, caso fosse necessário fechar um curso de má qualidade: "Por falta de um instrumento de avaliação mais minucioso, não tínhamos como ponderar a respeito do conhecimento que uma instituição aportava na formação dos seus alunos", explicou.

Para Fernando Haddad, com as mudanças na avaliação do desempenho dos estudantes, o MEC está aparelhado para agir como prevê a Constituição, no sentido não apenas de avaliar e, sim, autorizar a continuidade ou não de determinado curso. "Com isso, se a instituição não cumprir o prazo estabelecido pelo ministério para realizar as mudanças necessárias, o curso pode ser suspenso", ressaltou.

Data: 10/08/2006