Candotti a Lula: contingenciar recursos dos fundos setoriais é ilegal

O presidente da SBPC também reiterou a proposta de criação de um fundo setorial para educação e divulgação científica com parte dos lucros dos bancos

Durou cerca de duas horas e meia o encontro de Lula, candidato à reeleição, com 55 representantes da comunidade científica, entre os quais se encontravam os presidentes da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Krieger, e da SBPC, Ennio Candotti.

"Há cinco bilhões de reais bloqueados ilegalmente", disse Candotti, sugerindo que se estabeleça um plano para normalizar essa situação irregular o quanto antes.

Ele reconheceu os grandes avanços do governo na área de CT&I, mas deixou claro que é preciso avançar mais ainda.

Defendeu um projeto de mobilização científica e tecnológica para a Amazônia e um programa de apoio à educação e à divulgação científica, através, entre outras idéias, da criação de Oficinas de Ciência e Arte (OCAs), que dariam às escolas públicas os laboratórios e atividades de pesquisa hoje ali inexistentes.

Candotti também fez um apelo para o Governo resolver as divergências internas que hoje impedem a elaboração de um projeto de Lei de Acesso ao Patrimônio Genético, considerado indispensável para garantir plena legalidade à pesquisa científica nas florestas do país.

Ele chegou a brincar: "É preciso trancar os três ministros [Meio Ambiente, Agricultura e C&T] a pão e água, para que se entendam e resolvam a questão".

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, reagiu afirmando que tem feito isso.

"Então, tire a água", disse Candotti, provocando risos generalizados.

Com isso, o presidente da SBPC registrou seu pedido de urgência urgentíssima no encaminhamento desse problema crucial para os pesquisadores brasileiros.

Lula levou para o encontro uma equipe de peso, além da ministra Dilma Rousseff: ministro da C&T, Sergio Rezende, coordenador do evento; Tarso Genro, ministro das Relações Institucionais; ministro da Educação, Fernando Haddad; Ricardo Berzoini, coordenador da campanha da reeleição.

A reunião foi muito movimentada. Muitas pessoas puderam falar.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Krieger, apresentou o programa da entidade com propostas aos candidatos à Presidência da República. Um resumo deste documento está sendo divulgado nesta edição do "JC e-mail".

Ima Vieira, diretora do Museu Paraense Emilio Goeldi/MCT, pediu mais recursos para os Institutos de Pesquisa, que têm enfrentado enormes dificuldades para realizar seus programas e projetos com orçamentos em geral menores do que o estritamente necessário.

Odair Dias Gonçalves, diretor do Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e também presidente da Comissão de Carreiras em C&T, abordou os problemas relacionados com a elaboração de um plano de carreiras para a área de C&T.

O ministro Tarso Genro anotava todas as propostas.

Data: 10/08/2006