Criado Comitê de Gestão do Programa Inova Engenharia

Em reunião realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília, para debater os próximos passos do Programa Inova Engenharia, os diversos parceiros da iniciativa apresentaram suas ações relacionadas ao programa.

Um dos resultados do encontro foi a criação de um Comitê de Gestão para conduzir as ações do programa de forma sistematizada. Por enquanto, fazem parte do grupo o assessor especial da CNI, Marcos Formiga, e o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Luiz Scavarda.

Durante o encontro, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agonomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, informou que a entidade realizará, de 20 a 24 de agosto, em Maceió (AL), a Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, onde serão discutidos os desafios da educação e formação profissional e também o desenvolvimento científico e inovação tecnológica.

De acordo com ele, o Inova Engenharia será o documento base das discussões do evento.

Ele também informou que a entidade está utilizando toda a capilaridade que possui para fazer uma grande mobilização, em parceria com o setor empresarial, para que essa questão da modernização do ensino das engenharias esteja na pauta da discussão brasileira.

"Se não conseguirmos sensibilizar governos e sociedade para esse processo, certamente a perspectiva de desenvolvimento que o nosso país tem não terá o curso que esperamos para o seu crescimento", disse ele.

Já o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Celso Melo, ressaltou que não se pode pensar na modernização do ensino das engenharias sem antes pensar na reforma do ensino superior.

Para ele, o grande desafio que surge agora é o de fazer uma grande pesquisa de mercado para nortear os profissionais da área que estão se formando.

O secretário executivo da Abipti, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, destacou a iniciativa da SBPC de ter incluído, neste ano, o tema SBPC&T: semeando a interdisciplinaridade.

"A atual gestão incluiu esse "T", que é muito significativo para os mais de 50 anos da instituição", disse Cavalvanti. Também destacou a importância do tema base interdisciplinaridade. De acordo com ele, essa sempre foi uma das bandeiras da sua gestão à frente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lynaldo Cavalcanti também lembrou que a discussão em torno do tema do ensino das engenharias é antiga. "A impressão que se tem é que é um eterno recomeçar", disse ele.

O secretário executivo também afirmou que a Associação, enquanto representante dos institutos de pesquisa tecnológica, tem sido insistente no que diz respeito à sua participação no Programa Inova Engenharia.

"Temos uma contribuição a dar e os próprios mestrados profissionais que estão sendo criados nos institutos são uma demonstração disso", sublinhou.

O secretário executivo adjunto e gerente das unidades de TIB e de Capacitação para Inovação Tecnológica da Abipti, Geraldo Nunes, também destacou que o esforço da Associação tem sido no sentido de que o componente dos institutos de pesquisa tecnológica não seja deixado de lado no processo de implementação do Inova Engenharia.

"Fala-se muito da integração universidade-empresa, mas raramente se fala na ligação entre institutos de pesquisa e empresas", disse Nunes.

Data: 10/08/2006