MCT libera R$ 150 milhões para pesquisa em 47 Universidades e instituições públicas do país

O ministro da C&T, Sergio Rezende (foto), e o presidente da Finep, Odilon Marcuzzo, participaram, nesta sexta-feira (11), no Recife, de ato de assinatura de convênios para a liberação de R$ 150 milhões para investimento nas estruturas de pesquisa de 47 universidades e centros tecnológicos públicos do país. A assinatura ocorreu durante a 83ª Reunião Extraordinária Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na capital pernambucana.

Os recursos integram o Programa de Infra-estrutura das Instituições de Ciência e Tecnologia Públicas (Proinfra), e são oriundos do Fundo Setorial de Infra-estrutura, parte integrante do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O primeiro edital do Proinfra foi lançado no final do ano passado, e no início deste ano as instituições apresentaram os seus projetos.

A instituição que receberá o maior volume de recursos é a UFRJ, com R$ 6,9 milhões. Em seguida vem a Unicamp, com R$ 4,4 mihões, e a Universidade de Brasília (UnB), com R$ 4,1 milhões.

Entre as instituições que receberão os recursos também estão a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que hoje completa 60 anos de existência, com R$ 3,6 milhões, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com R$ 1,1 milhão.

De 2002 até agora, a Finep já repassou para o sistema de instituições públicas científicas e tecnológicas mais de R$ 600 milhões, para a modernização da infra-estrutura de pesquisa dos campi. Após a reunião da Andifes haverá reunião do Conselho Consultivo da Finep.

Data: 11/08/2006