Programa LBA disponibiliza resultados de pesquisa na Internet

Usuários podem consultar e baixar publicações científicas do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (Programa LBA) disponíveis no sistema BiblioPac, que também agregará o acervo do Inpa

O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - Programa LBA, considerado hoje a mais bem sucedida iniciativa de pesquisa multi- e interdisciplinar na região, consolida a sua primeira fase com uma preocupação para além do gerenciamento de dados e metadados sobre a região: disseminar toda a sua produção científica por meio da internet.

Os resultados das pesquisas estão agora disponíveis no BiblioPac, um catálogo on-line de publicações, que se constitui em uma ferramenta essencial para os que buscam conhecer mais o funcionamento integrado dos ecossistemas amazônicos e do cerrado, escopo das pesquisas do LBA.

O sistema beneficia não apenas a comunidade científica, mas também o público em geral.

Embora a idéia seja antiga, o BiblioPac foi implementado há pouco menos de um ano, por iniciativa do LBA DIS (Data Information System), setor responsável por todas as informações do Programa LBA desde que as pesquisas foram iniciadas, em 1998.

Mas a novidade não pára por aí: toda a estrutura de armazenamento de dados também agregará o acervo bibliográfico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), órgão responsável pela coordenação técnico-científica do LBA, onde está localizado o Escritório Central do Programa.

"Como repositório principal dos dados, o Inpa, por meio de sua biblioteca central, também passa a ser usuário do sistema, tendo o suporte do DIS e parte da infra-estrutura garantida com recursos do LBA", afirma Laurindo Campos, coordenador do LBA DIS.

O sistema é simples: o LBA processa de forma automática a localização das publicações, classificando-as para posterior armazenamento e disseminação, indicando a autoria (se a produção científica pertence a alguma editora, a referência também é indicada).

Se não, cabe ao autor liberar as informações de modo que o Inpa possa distribuí-las e gerenciá-las por meio do Bibliopac.

Depois de cumpridas todas as etapas legais, a literatura (indexada ou não) fica disponível para download (recurso que permite ao usuário baixar cópia em seu próprio computador pela internet).

Por ser uma ferramenta web, qualquer pessoa pode acessar o BiblioPac (links biblioteca.inpa.gov.br/ e lba.inpa.gov.br/lba/), localizar a publicação desejada e fazer downloads.

Os usuários sem acesso à internet podem solicitar material diretamente com equipe da biblioteca, pelo fone (61) 3643-3220 ou pessoalmente, que o mesmo será remetido na mídia desejada (CD, cópia etc.), sem qualquer ônus para o solicitante.

"Atendemos muitos estudantes de outros Estados, tanto pela internet quanto em consultas na própria biblioteca. O sistema é de fácil utilização", diz Sílvia Lessi, chefe do Serviço de Documentação e Informação da Biblioteca do Inpa.

Em caso de pane no sistema, não há riscos de perda de dados porque, segundo Laurindo Campos, são feitas cópias de segurança (backups) diariamente, garantindo a perenidade da base bibliográfica.

O custo anual deste serviço, incluindo despesas com pessoal, não ultrapassa R$ 65 mil. Tudo com recursos do Programa LBA, que cedeu à Biblioteca do Inpa duas bibliotecárias para atuarem especificamente nesta atividade.

"As pesquisas desenvolvidas pelo LBA geram um volume alto de publicações, tanto pelos pesquisadores quanto por estudantes de mestrado e doutorado. Essas publicações não podem ficar dispersas, até pelo compromisso do programa com a divulgação de seus resultados. Então, o Bibliopac vem atender a nossa expectativa de não apenas ter o controle desses dados, mas também poder divulgá-los" em larga escala, diz Laurindo Campos.

O gerenciamento de publicações do LBA também será um importante indicador do volume da produção científica de brasileiros, o que pode equilibrar a balança de publicações sobre a Amazônia, já que um levantamento recente indica a predominância internacional quanto à autoria de trabalhos sobre a região.

"Existe um número expressivo de publicações originadas de pesquisas do LBA assinadas por brasileiros. Com o registro no BiblioPac, esses resultados poderão ser contabilizados e com isso começarmos a mudar a realidade atual. E todas essas vantagens a um custo mínimo, se comparado aos benefícios que o sistema proporciona", conclui Laurindo Campos, que é doutor em Ciência da Computação pela University Twente, NL (Holanda).

Sobre o LBA

O Programa LBA é uma iniciativa internacional de pesquisa liderada pelo Brasil, com financiamento do Governo Federal, por meio do MCT, em cooperação com a Nasa, o órgão oficial de pesquisas espaciais dos Estados Unidos; com a União Européia e outras agências de fomento.

O Escritório Central está localizado no Campus II do Inpa (na avenida André Araújo, ao lado do Incra), onde fica a Gerência de Implementação do Programa, atualmente sob a responsabilidade de Antonio Ocimar Manzi.

Data: 11/08/2006