Documento sobre maconha opõe entidades especializadas

A divulgação oficial foi feita nesta quinta-feira, na Faculdade de Medicina da USP

Uma revisão científica publicada em outubro do ano passado sobre os efeitos psicoativos e comportamentais do uso da maconha, elaborada pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP), levou um grupo de pesquisadores de outra entidade de peso, a Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd), a criar um documento de protesto. A divulgação oficial foi feita ontem, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

"O texto da SBP é conservador e tendencioso", resume o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Abramd.

"Um exemplo prático: segundo o texto da SBP, o uso de cannabis aumenta o risco de incidência de esquizofrenia, mas não se pode afirmar que a droga pode ser diretamente ligada ao desenvolvimento da doença".

Para o farmacologista Elisaldo Carlini, da Unifesp, o "texto cria uma pedagogia do terror, ignorando os bons resultados terapêuticos com o uso da maconha".

Data: 11/08/2006