Professor português faz palestra na UFCG sobre protocolos de eleição eletrônica e pagamento eletrônico

O professor português Paulo Carreira Mateus, que trabalha na Secção de Lógica e Computação do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico - IST, da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, estará proferindo palestra sobre Ataques quânticos a protocolos clássicos, às 14h da quinta-feira, 17 de agosto, no auditório do Bloco CI, do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, do Centro de Engenharia Elétrica e Computação - CEEI, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Campina Grande. Ele tem mais de 30 publicações internacionais, na área da lógica e computação estocástica e quântica, e já participou em diversos projetos de investigação, dentro e fora de Portugal. Venceu, em 2005, o Prêmio Científico IBM Portugal. O professor Paulo Mateus vem para a UFCG através do Convênio 150/06 Capes-GRICES-DEE-IQuanta.

Veja um resumo da palestra

Os sistemas de prova de conhecimento nulo (zero-knowledge proof systems) desempenham um papel de relevo nas aplicações criptográficas modernas, estando na base de diversos protocolos mais complexos, como esquemas de identificação, protocolos de eleição eletrônica e protocolos de pagamento por intermédio de moedas eletrônicas. Diversas propriedades de anonimato de muitos destes protocolos, como por exemplo o anonimato da abstenção nas eleições eletrônicas e o anonimato do pagamento eletrônico, são consequência da impossibilidade de transferência da prova dos sistemas de prova de conhecimento nulo. Nesta comunicação mostra-se como é possível atacar estas propriedades de anonimato por intermédio de máquinas seladas (tamper-proof machines). Este resultado é ilustrado tanto com máquinas clássicas como com máquinas quânticas, sendo evidenciadas as vantagens e desvantagens de ambos os casos.

Data: 14/08/2006