Academia Brasileira de Ciências divulga resultado do programa "Bolsa Auxílio L'Oreal Brasil para Mulheres na Ciência"

As vencedores são: Alessandra Nejar Bruno, Lisiane de Oliveira Porciúncula, Sayuri Miyamoto, Solange Binotto Fagan e Yraima Moura Lopes Cordeiro

Elas são das áreas de ciências Físicas, Biomédicas, Biológicas e da Saúde, e receberão bolsa de 20 mil dólares, convertidos em reais.

O júri, composto por representantes da Academia Brasileira de Ciências, do Ibecc/Unesco e da L'Oreal, avaliou o currículo das centenas de candidatas inscritas, o projeto e a importância prática ou teórica da pesquisa.

Mais detalhes sobre as vencedoras:

- Alessandra Nejar Bruno, do Laboratório de Imunogenética da UFRGS, com o projeto "Terapia celular utilizando células-tronco mesenquimais no modelo animal da doença de Parkinson";

- Lisiane de Oliveira Porciúncula, do Depto. de Bioquímica da UFRGS, com o projeto "A cafeína como estratégia de prevenção do declínio cognitivo no envelhecimento e em modelo experimental da doença de Alzheimer";

- Sayuri Miyamoto, do Depto. de Química da USP, com o projeto "Lipídeos modificados e implicações biológicas";

- Solange Binotto Fagan, do curso de Física Médica do Centro Universitário Franciscano, (Unifra), Santa Maria-RS, com o projeto "Estudo de nanoestruturas de carbono de interesse químico e biológico";

- Yraima Moura Lopes Cordeiro, do Depto. de Fármacos da UFRJ, com o projeto "Estudos biofísicos e funcionais da interação da proteína do prion com ácido nucléico e glicosaminoglicanos".

O júri decidiu premiar com menção honrosa Tatiana Gabriela Rappoport, do Instituto de Física da UFRJ, pela pesquisa "Confinamento e manipulação de cargas e spins em semicondutores magnéticos".

Participaram da comissão julgadora, pela ABC: Jacob Palis Junior (presidente), Beatriz Leonor Silveira Barbuy, Belita Koiller, Cid Bartolomeu de Araújo, Francisco Mauro Salzano, Lucia Mendonça Previato e Mayana Zatz.

Também compuseram o júri Lívia Sganzerla Jappe, pela Unesco, e Suely Bordalo, pela L'Oreal.

Data: 15/08/2006