Encontro discute ações voltadas às engenharias no Brasil

O vice-presidente do CNPq, Lauro Morhy (foto), encontrou-se, em 9 de agosto, com representantes de várias instituições e consultores interessados no fortalecimento do ensino de engenharia no Brasil. A reunião, promovida pela Confederação Nacional da Indústria e organizada pelo IEL e Senai, teve como objetivo discutir ações voltadas para a parceria das instituições dentro do Programa Inova Engenharias. Participaram representantes da Abenge, Confea, Finep, ABDI, Abipti, UnB, PUC-RIO, USP, MEC, SBPC e ABC. As apresentações ressaltaram a importância das engenharias para o setor industrial.

Lauro Morhy observou que é preciso pensar também na estrutura de mercado para receber os futuros engenheiros. "Além de motivar estudantes para fazer engenharia, precisamos ver o passo seguinte que é criar um mercado que receba esses profissionais", frisou. "As duas questões precisam ser trabalhadas juntas".

Carlos Alberto Pittaluga, coordenador-geral do Programa de Pesquisa em Engenharias, Capacitação Tecnológica e Inovação do CNPq, apresentou as principais ações da agência em apoio às engenharias e atividades de inovação associadas.

Segundo o coordenador-geral, o CNPq investiu mais de R$ 10 milhões, recursos dos fundos setoriais, em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para as ações do Programa Inova Engenharia, sendo 50% desse montante para as engenharias e o restante para as áreas de Política Industrial.

Outras ações do CNPq voltadas para as engenharias, tecnologias e inovação, destacadas durante o encontro, foram a concessão de 200 bolsas de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, número equivalente a R$ 6,5 milhões para o período 2006 a 2008; e a renovação da parceria CNPq/IEL relativa ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Industrial das Micro e Pequenas Empresas (BITEC).

A parceria foi iniciada em 1996 e, na versão 2006-2007, o CNPq concederá 200 novas bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial para que alunos de graduação desenvolvam suas atividades em empresas.

Pibiti

A
novidade anunciada no mês passado, pelo CNPq, e relembrada durante o encontro, foi a implantação do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que oferecerá 300 bolsas de iniciação tecnológica para alunos universitários e de cursos técnicos. Essas bolsas serão concedidas a partir de março de 2007.

Foram mostrados, ainda, os resultados do Programa RHAE Inovação do CNPq, que já investiu mais de R$ 65 milhões em bolsas para pesquisas desenvolvidas em empresas de base tecnológica.

Atualmente, mais de 500 empresas estão com projetos em andamento pelo Programa RHAE-Inovação, que, de acordo com Lauro Morhy, preocupa-se com o futuro dos engenheiros, após a vida acadêmica.

Data: 15/08/2006