topo_cabecalho
UFCG inaugura campus na cidade de Pombal

A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, inaugurou na última segunda-feira, 14, um novo campus, na cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, onde passa a funcionar o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – CCTA, com 6 cursos. O Centro vai oferecer 500 vagas anuais, sendo 80 para o curso de Engenharia de Produção Agroindustrial e 80 para cada um dos bacharelados: Agronomia, Administração Rural, Economia Rural e Sociologia Rural, e mais 100 vagas para o curso de bacharelado em Gestão do Desenvolvimento Rural Sustentável. A UFCG encampou o curso de Agronomia, que era mantido pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras – FES, e funcionava naquela cidade.

O CCTA está funcionando no antigo Colégio Josué Bezerra, onde permanecerá até a conclusão das obras de edificação do novo campus na localidade conhecida como Bolandeira, distante cerca de 3 km do centro da cidade de Pombal, e que fica próximo ao bairro Janduí Carneiro e do conjunto habitacional Projeto Mariz. A área a ser construída é de 14,73 hectares e foi doada pela Prefeitura do município através da Lei Municipal Nº 1274/2006. O campus terá uma estrutura física onde funcionarão salas de aula e de professores, laboratórios e a parte administrativa, biblioteca, etc.

A inauguração foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental, no local onde serão erguidas as instalações físicas do campus, pela entrega do título de cidadania pombalense ao Reitor Thompson Fernandes Mariz, pelo descerramento da placa inaugural alusiva à abertura solene das primeiras atividades acadêmicas daquele Centro, e também pela Aula Magna proferida pelo Reitor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, professor Rômulo Soares Polari.

Da UFCG, estavam presentes à solenidade o Vice-reitor, professor José Edílson de Amorim, o professor Paulo de Melo Bastos, diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, campus de Patos, o professor Joaquim Alencar, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS, campus de Sousa, professor Fábio de Freitas, do Centro de Formação de Professores - CFP, campus de Cajazeiras, e, do campus de Campina Grande, o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, professor Bráulio Maia Júnior, e o diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, professor Wellington Santos Mota, além da Pró-reitora de Extensão, professora Maria Lucinete Fortunato, e representantes dos demais Centros e Pró-reitorias da Instituição. Também compareceram lideranças políticas, prefeitos e vice-prefeitos de municípios da região, vereadores e representantes de diversas entidades da sociedade pombalense e convidados.

Em seu discurso, o Reitor Thompson Mariz destacou sua luta em Brasília em prol da expansão institucional e em especial para conseguir a aprovação junto ao Governo Federal de mais um campus para a UFCG. Ele apresentou dados relativos à Paraíba e ao país que corroboram com a idéia de ampliação do ensino superior público e enfatizou a importância da interiorização para o desenvolvimento regional e enriquecimento cultural da sociedade. Em um trecho de seu discurso, o Reitor disse que “a UFCG não estará construindo apenas prédios nesta cidade, mas um novo futuro com mais cidadania e mais inclusão para o povo da região polarizada por Pombal”.

Já o diretor do CCTA, professor Martinho Queiroga Salgado, falou da importância e da batalha pela conquista do campus para a cidade de Pombal e destacou “a importância do trabalho conduzido pelo Reitor Thompson Mariz e da aliança suprapartidária verificada na região em prol de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade que vai promover o desenvolvimento econômico, social, e inclusão das camadas menos abastardas nos bancos universitários”.

O prefeito de Pombal, Jário Vieira Feitosa, falou sobre a mobilização social ocorrida no município e em seu entorno reivindicando a criação de um campus da UFCG. Também destacou o comprometimento do município com a Universidade e com o povo daquela região. ”Em 100 anos não se verificou na história de Pombal um crescimento no campo da educação tal qual está ocorrendo no presente”, enfatizou o prefeito.

A cidade

O município de Pombal está localizado no Sertão paraibano, Região situada no semi-árido nordestino. Sua população é de cerca de 35 mil habitantes e a cidade polariza uma região de 11 municípios, que totaliza mais de 69.500 habitantes. Segundo dados do IBGE, Pombal possui uma densidade demográfica de 43,87 hab./km², sendo registrados na sua zona urbana 21.976 habitantes contra 7.405, na zona rural.

Pombal é beneficiada com boas estruturas hídricas, a exemplo do rio perenizado Piancó/Piranhas, com águas drenadas pela turbina do complexo hídrico Coremas, que com um volume de água de 1.358.000.000 m³ e um espelho d’água de 9.794 ha, tem suas águas correndo o ano todo, cortando o município no sentido sul/norte.

O município está localizado numa região estratégica, que fica na parte central do sertão paraibano e dos sertões dos Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Pombal é uma cidade cortada pelas BR 230 e BR 416, e por uma estrada de ferro cujo movimento de trens é quase que diariamente.

Pombal fica situado na zona fisiográfica do baixo sertão do Piranhas, na faixa ocidental do estado da Paraíba. O período chuvoso normalmente inicia no mês de janeiro, vai até maio, sendo março o mês onde se verifica a maior média de chuvas. A precipitação pluviométrica anual atinge uma média de 700 mm.

Geograficamente sua área territorial é de 669,6 Km² e sua altitude média está em 185m. Pombal está localizada a 06° 77’ 02”S de Latitude e a 36° 80’ 16”O de Longitude. Limitando-se ao Norte com Lagoa e Paulista, ao Sul com Cajazeirinhas e Coremas, ao Leste com Condado e São Bentinho e a Oeste com São José da Lagoa Tapada, São Domingos, Aparecida e São Francisco.

A economia do município tem na sua estrutura a predominância do setor primário, que sempre ocupou papel de destaque a nível regional. Esta função está consubstanciada na atividade agropecuária, importante por sua produção e pela geração de emprego e renda no município.

A maioria das unidades produtivas do município é explorada por culturas de sequeiro e irrigadas além da exploração de culturas forrageiras. Na agricultura de sequeiro destacam-se as culturas de milho, feijão, arroz e algodão. Na agricultura irrigada o destaque fica por conta das culturas de banana, coco, goiaba, limão, manga, melancia, algodão e arroz e culturas forrageiras.

No extrativismo vegetal o município de Pombal teve um grande momento com a cultura da oiticica, produto que se destacava pela sua importância econômica na região.

Na zona rural próxima à sede do município de Pombal, existem plantações de banana, manga, goiaba, coco e limão. 30% do produtos são consumidos pela população daquela cidade, enquanto os 70% restantes são vendidos para consumo nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, no Estado da Paraíba, e boa parte é destinada às cidades de Recife e Fortaleza.

Legenda: O Reitor Thompson Mariz (com microfone) falou da importância do campus para a cidade de Pombal e a região do Sertão da Paraíba.


Data: 16/08/2006