Conferência Mundial de Aids: Pesquisador brasileiro aponta nova forma recombinante do HIV no Rio Grande do Sul

Esta é a primeira vez que se identifica tal variação com o subtipo C no Brasil

"Nós descobrimos e caracterizamos uma nova forma recombinante do HIV, a primeira com o subtipo C do Brasil. Avaliamos que esta forma infecta 11% da população do Rio Grande do Sul", afirmou hoje, em Toronto, André Felipe dos Santos, autor da pesquisa de mestrado de Genética da UFRJ, com defesa da dissertação, orientada por Marcelo Alves Soares, prevista para final deste mês.

De acordo com o pesquisador, o trabalho integra um projeto maior que sobre a caracterização dos subtipos do HIV no Rio Grande do Sul e que já havia demonstrado que o subtipo C era endêmico na região, onde há também o subtipo B.

Felipe explicou que quando há a predominância de dois subtipos em uma mesma região, aumenta a possibilidade de surgimento de uma forma recombinante entre subtipos do HIV. Segundo ele, existem muitas formas recombinantes do vírus em todo mundo encontrados apenas em único indivíduo, mas apenas 34 como a que foi identificada.

Ele pontuou, ainda, que é possível afirmar, com base na pesquisa, que esta forma do vírus apresenta relevância epidemiológica no país. "Estes resultados deram origem a um artigo que foi aceito para publicação em revista internacional sobre Aids há apenas duas semanas", destacou.

Para o trabalho, Felipe contou com a colaboração de dois centros de referência de Aids no Rio Grande do Sul, o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e Fundação Universitária de Rio Grande.

Data: 16/08/2006