topo_cabecalho
Nasa não consegue achar vídeos de viagens para a Lua

As fitas foram gravadas em observatórios da Austrália, que captavam as transmissões diretamente da Lua, e só depois foram enviados aos EUA

A Nasa (agência espacial dos EUA) admitiu ontem que não consegue encontrar as 13 mil fitas de vídeo originais com registros das missões Apollo.

A agência, que reluta em classificar o arquivo como "perdido", pretende digitalizar os vídeos -os únicos exemplares com imagem de boa qualidade das viagens tripuladas dos EUA à Lua.

As imagens, na verdade, são inéditas, já que o famoso registro das caminhadas de Neil Armstrog teve de ser adaptado para formato de TV da época, que era diferente do usado pela Nasa.

"A qualidade [dos originais] é três ou quatro vezes melhor", diz Richard Nafzger, engenheiro sênior da Nasa encarregado de procurar as fitas perdidas.

Funcionários acreditam que os vídeos devam estar guardados em algum lugar do Centro Goddard de Vôos Espaciais, em Maryland, mas não descartam a possibilidade de encontrá-los em alguma outra instalação.

As fitas foram gravados em observatórios da Austrália, que captavam as transmissões diretamente da Lua, e só depois foram enviados aos EUA.


Data: 16/08/2006