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Cursos brasileiros de Engenharia de Materiais avaliados pelo Enade - Artigo de José Roberto G. da Silva

Quem foram os melhores?

José Roberto G. da Silva - PhD em Ciência de Materiais


Recentemente, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) o resultado da avaliação de 2.005 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), substituindo o antigo Exame Nacional de Cursos (Provão) desde 2004.

O Enade, a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi criado pela Lei Federal No. 10.861 de 14 de abril de 2004, com três vertentes principais: avaliação das instituições de ensino superior, dos cursos de graduação e do desempenho dos alunos.

Há instituições de ensino superior e cursos de graduação que podem ser dispensados de participar do Enade por portaria ministerial específica.

Por amostragem o Enade avalia o rendimento escolar de alunos do primeiro e do último ano dos cursos brasileiros de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências dos alunos.

Ficam sem conceito os cursos novos, os cursos com nota zero e aqueles com menos de 10 alunos ingressantes e/ou concluintes participando da avaliação. Outro indicador de avaliação é o Índice de Diferença Entre o Desempenho Observado e o Esperado do Aluno (IDD) avaliado junto com o Enade.

Os resultados do Enade e do IDD são expressos por conceitos entre 1 (Menor) e 5 (Maior), com os conceitos 4 e 5 expressando aspectos fortes, o conceito 3 expressando aspectos minimamente aceitos, e os conceitos 1 e 2 expressando aspectos fracos.

Esses conceitos passam a fazer parte do histórico escolar do aluno. Será atribuído pelo Inep um conceito geral final de avaliação dos cursos de graduação após visita in loco por comissão de especialistas nomeada para esse fim.

Do Enade 2.005 participaram 277.476 alunos de 5.511 cursos brasileiros de graduação de 20 áreas do conhecimento de cerca de 1.000 escolas superiores sediadas em 850 municípios de todos os estados brasileiros.

Estão incluídos aí 15 cursos brasileiros de graduação em Engenharia de Materiais sem ênfases marcantes, e outros 15 cursos da área da Engenharia de Materiais, mas com ênfases marcantes como os de Engenharia Metalúrgica e Fundição, Engenharia de Plásticos e Engenharia Física.

Entre os 17 cursos de graduação em Engenharia de Materiais sem ênfases oferecidos atualmente no Brasil, não participaram do Enade 2.005 os cursos da Escola Politécnica da USP (SP/SP) e da UFPA (Marabá/PA).

Participaram da avaliação mas não receberam conceitos os cursos da FSA-SP (Santo André/SP), PUC-RJ (RJ/RJ), UCS (Caxias do Sul/RS) e da Unesp (Guaratinguetá/SP).

Os 11 cursos avaliados pelo Enade 2.005 que receberam conceitos estão assim classificados, por ordem decrescente de conceitos:

1o. Lugar - Faenquil (Lorena/SP): Enade = 5 e IDD = 5.
2o. Lugar - UFRGS (Pôrto Alegre/RS) e UFRJ (RJ/RJ): Enade = 5 e IDD = 4.
3o. Lugar - UFSC (Florianópolis/SC) : Enade = 5 e IDD = 3.
4o. Lugar - UFRN (Natal/RN): Enade = 4 e IDD = 4.
5o. Lugar - UEPG (Ponta Grossa/PR) e UFSCar (São Carlos/SP): Enade = 4 e IDD = 1.
6o. Lugar - Unileste-MG (Coronel Fabriciano/MG): Enade = 3 e IDD = 3.
7º. Lugar - UFCG (Campina Grande/PB): Enade = 3 e IDD = 2.
8o. Lugar - Unesc (Criciúma/SC): Enade = 2 e IDD = 3.
9o. Lugar - Univap (São José dos Campos/SP): Enade = 1 e IDD = 1.

Assim, os melhores resultados alcançados no Enade 2005 por cursos brasileiros de graduação em Engenharia de Materiais sem ênfases marcantes foram os dos cursos da Faculdade de Engenharia Química de Lorena recentemente incorporada à Universidade de SP, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal do RJ e da Universidade Federal de Santa Catarina.


Data: 16/08/2006