topo_cabecalho
Fenômeno de aproximação de Marte com a Terra é negado

A aproximação máxima de Marte com a Terra no dia 27, que vem sendo divulgada pela internet, foi desmentida pelo Espaço Ciência, de Pernambuco, nesta quarta

Em nota enviada à imprensa, o órgão estadual de ensino e divulgação científica diz que o fenômeno, na verdade, já ocorreu.

O boato vem sendo espalhado por e-mail e conta com esquema gráfico e música esotérica. O fenômeno, chamado de oposição, foi observado em 27 de agosto de 2004, de acordo com a nota.

Marte se aproximou da Terra e esteve a 55,7 milhões de quilômetros de distância. Fazia 59 mil anos que os dois planetas tinham estado tão próximos. Tal acontecimento se dá de forma regular a cada 2,2 anos, aproximadamente.

Uma oposição do planeta Marte ocorre quando a Terra, Marte e o Sol encontram-se mais ou menos alinhados, de forma que a Terra fica entre o Sol e Marte. Assim, visto da Terra, Marte é observado em direção oposta ao Sol. Daí o nome oposição.

O astrônomo do Espaço Ciência Fábio Araújo adianta que a próxima vez que Marte estará tão próximo da Terra apenas ocorrerá em 2287.

"Com relação ao que está sendo divulgado na internet - a mensagem mostra Marte do tamanho da Lua -, não há qualquer chance de isso acontecer", tranqüiliza Araújo.

Se Marte ficasse do tamanho da Lua e à mesma distância desse satélite natural, seria uma catástrofe. "Teríamos alterações nas marés, que ficariam muito mais altas, podendo haver grandes inundações", diz Araújo.

"Haveria ainda uma alteração no sistema gravitacional, com grande desequilíbrio cósmico", diz Araújo.


Data: 17/08/2006