Política de iniciação científica é avaliada no CNPq

A Comissão Nacional de Avaliação de Iniciação Científica (Conaic) reuniu-se, dias 15 e 16 de agosto, no CNPq/MCT para avaliar o andamento das políticas relativas aos programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica.

Para o presidente do CNPq, Erney Camargo, ser bolsista de iniciação científica aumentam as chances dos estudantes seguirem a carreira de pesquisa ou de professor universitário do que os demais.

A coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), Silvana Medeiros, apresentou um balanço do crescimento do Programa nos últimos anos, destacando a evolução constante no número de alunos beneficiados, que saltou de 12.984, em 2002, para 17.958, em 2006.

Também o número de instituições participantes teve evolução significativa no período, passando de 118 para 217, com uma melhor distribuição regional e crescimento mais acelerado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Foram avaliados pela Comissão o Programa de Iniciação Científica Júnior (IC Júnior), com suas experiências mais importantes e dificuldades, e o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), nova modalidade do CNPq.

O Pibiti está oferecendo, inicialmente, 300 bolsas, no valor de R$ 300, e foi criado para estimular estudantes do ensino técnico e superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

A norma, que trata dos programas citados, os relatórios institucionais e os relatórios do comitê externo referentes ao processo de seleção e avaliação do Pibic também foram avaliados. Na ocasião, a professora Angela Virgolim (UnB) fez uma explanação sobre o Programa Brasileiro para Superdotação.

Segundo o presidente da Comissão, Isaac Roitman, avançou-se no aperfeiçoamento dos processos de avaliação do PIBIC e foram estabelecidas normas específicas para a IC Júnior.

"Todos os assuntos foram tratados em profundidade e a reunião foi altamente positiva", afirma Roitman.

São membros da Comissão Isaac Roitman (presidente), Eliana Martins Lima (UFG), Jacques Velloso (UnB), Marcos Palatnik (UFRJ), Rosa Éster Rossini (USP), Manoel Odorico Moraes (UFC) e José Arana Varela (Unesp).

Data: 17/08/2006