topo_cabecalho
Lançado o livro "À luz das estrelas - Ciência através da Astronomia", de Lilia Irmeli Arany-Prado

Lançamento da DP&A Editora - site: http://www.dpa.com.br; e-mail: dpa@dpa.com.br

Livro escrito sobretudo para professores de ensino fundamental e médio, insere-se no Projeto Ensinando Ciências através da Astronomia, do Edital Educação 2001, CNPq, coordenado por Horácio Dottori, UFRGS, e Adriana Silva, Craam/UPM

A autora, Lilia Irmeli Arany-Prado, é pesquisadora do Observatório do Valongo da UFRJ.

Cerca de 2.400 exemplares foram entregues à Comissão de Ensino da Sociedade Astronômica Brasileira, para serem distribuídas entre escolas participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e em outras atividades de ensino.

Eis o comentário de Walter J. Maciel, do Depto. de Astronomia/USP sobre o livro:

Este é um livro sobre estrelas: como nascem, vivem e morrem.

E, especialmente, como fabricam os elementos químicos que - muito tempo depois - vão se aglutinar para formar estruturas, como as pedras, árvores e nós mesmos. Mas este não é apenas um livro sobre estrelas.

Ele começa com um passeio pela Astronomia, pelos elementos químicos, e logo mergulha na evolução do Universo, desde o Big Bang até a formação da nossa Galáxia e de outras galáxias, nebulosas e do Sistema Solar.

Fala dos modelos "pensados" do Universo, aqueles que foram propostos basicamente a partir da imaginação fértil de seus autores, como Wright e Kant, sem o auxílio dos instrumentos que seriam desenvolvidos depois.

Na segunda parte, mais detalhada, o livro introduz conceitos básicos, como a contração gravitacional, responsável pela existência das estrelas, a natureza da luz, os espectros e as propriedades físicas das estrelas.

Para isso, discute a teoria quântica e suas aplicações na interpretação da luz das estrelas, concluindo com os processos básicos da Astrofísica Nuclear, que estão na origem da energia das estrelas e da sua composição química.

As duas últimas partes aproveitam os conceitos introduzidos nas seções iniciais e contêm o núcleo da estrutura e da evolução das estrelas.

Os ciclos de queima nuclear são então descritos de maneira mais detalhada, e o leitor pode compreender como são formados os principais elementos químicos na nucleossíntese estelar quiescente e explosiva.

O uso do diagrama HR torna bastante simples a compreensão das trajetórias evolutivas, particularmente após a seqüência principal.

As principais possibilidades de remanescentes estelares são mencionadas na parte final, incluindo as anãs brancas, as estrelas de nêutrons e os buracos negros. Escrito em uma linguagem objetiva, o livro pode ser usado por leitores sem qualquer formação em Física ou Matemática.

Para os mais corajosos, há uma série de anexos com desenvolvimentos mais detalhados de alguns dos temas tratados.


Data: 17/08/2006