topo_cabecalho
Instituto de Estudos Avançados em Comunicações inaugura sede na UFCG

O Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM - vai inaugurar às 17h desta sexta-feira, 18, a sua sede na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no campus localizado na cidade de Campina Grande, PB. O IECOM tem uma área construída de 317 m2, onde estão instalados laboratórios, salas para pesquisadores, biblioteca e auditório com capacidade para 50 pessoas, informou o presidente do Instituto, professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar, do Departamento de Engenharia Elétrica – DEE, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI, da UFCG. O IECOM tem um convênio de cooperação com a UFCG, com a finalidade de desenvolver projetos e oferecimento de estágios e bolsas aos alunos da Instituição, e também para a contratação de egressos para os projetos em desenvolvimento. Os recursos para a construção do IECOM foram provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.

Além do Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, estarão presentes Assessores, Pró-reitores, Diretores de Centros, Chefes de Departamentos, coordenadores de curso, professores, funcionários e estudantes. Já confirmaram presença as seguintes autoridades: p Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicacões - SBrT, Valdemar Cardoso da Rocha Jr., o Presidente da Anatel, Plínio de Aguiar, José Roberto Boisson de Marca, Diretor do Institute of Electrical and Electronics Engineers -IEEE, Ronald Dauscha, Diretor da Siemens, Carlos Sampaio de Alencar, Superintendente do CREA-PE, Bertrand Sampaio de Alencar, Conselheiro do CREA-PE, Wellington Santos Mota, Diretor do CEEI/UFCG, Antonio Marcus Nogueira Lima, Coordenador Administrativo do DEE, Benemar Alencar de Souza, Coordenador de Pós-Graduacão do DEE, Mário Araújo, Coordenador de Graduacão do DEE, José Ewerton Pombo de Farias, Coordenador de Pesquisa e Extensão do DEE, João Queiroz de Carvalho, Presidente da Atecel, Nilson Feitoza, Superintendente da Atecel, João Marques de Carvalho, Presidente da Fapesq, Francisco Rodrigo Cavalcanti, Representante da Universidade Federal do Ceará – UFC, Faiçal Farhat de Carvalho, Representante da Fundação de Aplicações Tecnológicas – FITec, além de autoridades de órgãos governamentais da Paraíba.

Opiniões do Reitor e do Presidente do IECOM

O Reitor Thompson Mariz elogiou a iniciativa do professor Marcelo em trazer o Instituto para a Universidade, que será beneficiada, principalmente, através das atividades de pesquisas que deverão surgir, assim como de recursos que deverão ser conseguidos por meio de projetos que serão financiados por entidades governamentais.

O presidente do IECOM, Marcelo Alencar, destaca a importância do Instituto para a Universidade, especialmente pelos recursos que deverão ser investidos na área de ciência e tecnologia, os quais serão conseguidos através de pesquisas da qual participarão pessoas que têm interesses comuns. Ele deseja que o Instituto seja um vetor de desenvolvimento para Campina Grande e o Estado da Paraíba, e que sua atuação seja nacional e internacional. Um das propostas do IECOM, será a construção, a médio prazo, do Museu do Futuro, voltado para a área de ciência e tecnologia.

A opinião do Diretor de Patrimônio do IECOM, José Ewerton Pombo de Farias, é de que o Instituto surge como um órgão promissor para a Universidade.

No dia em que o Convênio UFCG/IECOM foi assinado, além do Reitor e do Presidente do Instituto, estavam presentes o Vice-Reitor, José Edilson de Amorim, o então Assessor Internacional, João Queiroz, que atualmente dirige o Centro de Tecnologia Recursos Naturais – CTRN, o Pró-Reitor Administrativo, Alexandre Gama, o Pró-Reitor de Graduação, Vicemário Simões, o então Pró-Reitor de Planejamento, atual Secretário de Planejamento, Rômulo Navarro, e o atual Prefeito Universitário, Eduardo Jorge Lira Bonates, que na época respondia Chefia de Gabinete.

Conheça mais sobre o IECOM e seus integrantes

O IECOM tem por finalidades principais: a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, principalmente no tocante à ciência e tecnologia nacionais e, em particular, em relação às telecomunicações no País; o incentivo ao voluntariado e à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, com oferta de estágios e fomento ao primeiro emprego para os alunos; realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologia, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às suas atividades.

Outras finalidades são: criação e manutenção do Museu do Futuro, para abrigar informações e objetos históricos, difundir a ciência e a tecnologia, principalmente as telecomunicações, na sociedade e expor as pesquisas, inventos e desenvolvimentos na área; a promoção de cursos, seminários, treinamento, credenciamento de especialistas, cursos ou instituições, oferecimento de bolsas de estudo, fomento ao desenvolvimento de teses e dissertações, oferecimento de consultoria e realização de trabalhos técnicos, publicação de relatórios, artigos e livros em sua área de atuação; a instituição de prêmios e comendas para agraciar os pesquisadores, estudiosos, dirigentes e empresas que demonstrem elevado nível de excelência na área de telecomunicações e a difusão de conhecimento no campo das telecomunicações, por meio de eventos, reuniões, publicações, cursos, premiações e outras atividades técnico-científicas; o intercâmbio e cooperação com outras sociedades científicas de interesses afins.

O IECOM, constituído em 1 de julho de 2003, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede no município de Campina Grande, Estado da Paraíba.

Diretoria

A diretoria do IECOM está constituída pelos seguintes membros: Marcelo Sampaio de Alencar, Presidente (UFCG, Campina Grande, Brasil), enquanto a vice-presidência é do professor Valdemar Cardoso da Rocha Jr., UFPE, Recife. O Diretor Administrativo é o Elmar Uwe Kurt Melcher, da UFCG, e o Diretor de Patrimônio é o José Ewerton Pombo de Farias, também da UFCG. A Direção de Engenharia está ocupada por Francisco Madeiro Bernardino Jr., da Unicap, Recife, e a Diretora Financeira está sob a responsabilidade de Joseana Macêdo Fechine, da UFCG. Na Coordenação Executiva, está Waslon Terllizzie A. Lopes, da UFCG. O Conselho Fiscal, presidido pelo professor Marcelo Sampaio, tem os seguintes membros: Antônio Marcus Nogueira Lima, Benedito Guimarães Aguiar Neto e João Batista Queiroz de Carvalho, todos da UFCG, e ainda Juraci Ferreira Galdino, do Instituto Militar de Engenharia - IME, do Rio de Janeiro, Marcos Antônio Gonçalves Brasileiro, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapep, de João Pessoa - PB, Brasil, que já integrou o quadro docente do Departamento de Engenharia Elétrica do CCT/UFCG, e Elvino S. Sousa, da University of Toronto, no Canadá.

Matérias já divulgadas sobre o IECOM

Instituto de Estudos Avançados em Comunicações ganha novo projeto da Finep para desenvolver software para microcomputador portátil

(matéria divulgada em 22.09.2005)

O Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM, entidade sem fins lucrativos com sede no campus da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na Paraíba, teve mais um projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Pesquisas - Finep. O projeto visa o desenvolvimento de software para um microcomputador portátil (MIP) voltado para aplicações dedicadas (SW-MIP) e pode ser visto em www.finep.gov.br. Apenas 19 projetos foram contemplados dentre mais de uma centena de propostas submetidas à Finep.

O projeto, no valor de R$ 585 mil tem um aporte financeiro de R$ 100 mil para o IECOM e deve ser executado em um ano. Os recursos alocados ao IECOM têm aplicação direta no custeio de bolsas para estudantes de graduação e graduados e na aquisição de equipamentos e software para equipar os laboratórios.

O projeto foi submetido à Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFO-SOFTWARE 01/2005/98, em conjunto com a Fundação para Inovações Tecnológicas - FITec. A FITec tem mais de 10 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento (P&D), tendo em vista que é o resultado da fusão de duas outras fundações: a Fundação General Alencastro de P&D Tecnológico - FGA, criada em Belo Horizonte em 1997, e a Fundação de P&D em Informática Automação e Telecomunicações Aldemar Parola - FPDIAT, criada em Campinas, São Paulo, em 1994.

A FGA e a FPDIAT tiveram atuação efetiva e destacada no desenvolvimento de tecnologia brasileira para centrais telefônicas digitais, Públicas e PABX, de pequeno e médio porte, trabalhando em parceria com as empresas nacionais BATIK Equipamentos e ZETAX Tecnologia.

Representantes do Sistema Brasileiro de TV Digital visitam o Instituto de Estudos Avançados em Comunicações na UFCG

(matéria divulgada em 24.11.2005)

Três representantes do Sistema Brasileiro de TV Digital - SBTVD, estiveram visitando o Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM, no Bloco CJ, na manhã da última terça-feira, 22, no campus da UFCG em Campina Grande, PB. Eles foram recebidos pelo presidente do IECOM, professor Marcelo Sampaio de Alencar, e conheceram os projetos que o Instituto desenvolve, com a finalidade de produzir um vídeo para o Governo sobre Televisão Digital. O Instituto está construindo sua sede na UFCG, com três laboratórios, um auditório, salas de professores e de leitura.

Os membros da equipe do IECOM mostraram as atividades realizadas para os três projetos nos quais o Instituto está envolvido no Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD): Transcodificador de Vídeo, Canal de Interatividade e Middleware de Referência.

Durante a visita ao IECOM, os jornalistas Valdecir Becker, Alexandre Mendonça e Henrique Guião, contratados pelo Grupo Gestor do SBTVD, o Professor Elmar Melcher, Diretor Administrativo do IECOM, fez uma demonstração do codificador MPEG 4 desenvolvido por sua equipe.


Data: 17/08/2006