topo_cabecalho
Plutão e a menina - Artigo de Marcelo Leite

O nono planeta bem merece ser salvo - ainda que por simpatia

Marcelo Leite - Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp


Na próxima quinta-feira a cidade de Praga, na República Tcheca, testemunhará uma votação histórica.

Durante a 26ª Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (UAI), especialistas decidirão se o Sistema Solar, afinal, tem 9 ou 12 planetas.

O culpado de tudo é Plutão, o nono planeta. Entrou tarde para o clube, em 1930, descoberto por Clyde Tombaugh.

Minúsculo, com metade do tamanho da Lua, era pouco mais que um ponto luminoso na constelação de Gêmeos. Até ser batizado oficialmente, carregou o apelido de Planeta X.

Na época não houve muita discussão sobre Plutão ser ou não um planeta. A coisa toda, porém, se complicou com a descoberta do objeto 2003 UB313, apelidado de "Xena".

Seu tamanho foi estimado em 2005. Era um pouco maior que Plutão.

Intensificou-se um debate que já acontecia havia certo tempo. Houve quem defendesse o rebaixamento de Plutão para a condição de planetóide, asteróide, não sei mais o quê.

Até o xará Marcelo Coelho, que raramente escreve sobre ciência, disse em seu blog Cultura e Crítica que encararia o fato como perda pessoal: "É como querer tirar de São Jorge o status de santo".

Surge agora a solução conciliatória de definir planeta como "corpo esférico não-estelar que orbita uma estrela".

Com a nova definição, que pode ser aprovada ou modificada quinta-feira, pelo menos outros três objetos celestes entrariam para a primeira divisão do Sistema Solar.

"Xena", claro, seria o primeiro. Outro que se encaixa na nova categoria é Ceres, até então o maior asteróide conhecido.

Para humilhação de Plutão, até Caronte, hoje considerado um satélite seu, seria entronizado no panteão.

Afinal, os dois corpos giram em torno de um centro de gravidade entre eles, portanto não dá para dizer quem orbita quem (a Lua, maior que ambos, fica de fora porque gira em torno da Terra).

E talvez haja uma dúzia, ou mesmo dezenas, de outros candidatos a planeta por aí.

Pode sair bem caro salvar Plutão, iniciando uma era de pluralismo planetário. Mas o nono planeta bem que merece. Se não por razões físicas e de coerência, por razões históricas e de idiossincrasia. Por simpatia, vá lá.

Esta coluna não dava a mínima para Plutão, até topar com a narrativa de como seu nome foi escolhido. Após a descoberta de 1930, discutiu-se durante meses como batizar o Planeta X.

Uma primeira idéia foi homenagear o astrônomo Percival Lowell, que passara anos em seu encalço, até morrer.

Nem "Percival" nem "Lowell", porém, combinavam com a mania de dar nomes de divindades antigas para planetas.

Seguindo essa tendência classicista, uma enfiada de propostas entrou em discussão: Apolo, Artemísia, Atlas, Baco, Cronos, Diana, Érebo, Minerva, Osíris, Perseu, Vulcano...

A pendenga só se decidiu graças a uma inglesa com 11 anos na época, Venetia Burney. Quatro décadas antes, seu avô Henry George Madan havia dado nome às luas de Marte, Deimos e Fobos.

Venetia vasculhou livros de mitologia e saiu-se com "Plutão", irmão de Júpiter e Netuno, deus romano da escuridão e das profundezas.

Uma boa analogia para o longínquo Planeta X, quase 40 vezes mais longe do Sol que a Terra. Além disso, o nome começava com P e L, as iniciais de Percival Lowell.

A sugestão de Venetia foi oficialmente acatada, apesar de ter sido feita por uma simples garota. Sua história pode ser lida no livro infantil "A Menina que Batizou um Planeta e Outras Histórias Extraordinárias de Jovens Cientistas", de Marc McCutcheon (Cosac Naify, 80 págs., R$ 26,00).


Data: 21/08/2006