topo_cabecalho
Universo pode ter tido muitos inícios

Cientista propõe existência de mais de um Big Bang em ciclos

O professor de matemática aplicada e física teórica Neil Turok, da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, defende que o universo começou com vários Big-Bangs, talvez milhões - e não apenas um, como reza a astronomia atual.

Turok contesta a idéia que tem escravizado os físicos por mais de quatro décadas: a de que tempo, espaço e tudo o mais apareceu do nada e começou com um Big Bang.

O cientista tem enfrentado oposições ferrenhas de colegas.Se estiver certo, o trabalho da vida de muitos cientistas e milhares de trabalhos escritos se tornariam supérfluos. Implicaria também que tempo, matéria e energia sempre existiram e sempre existirão.

Foi Albert Einstein que colocou a ciência na pista do Big Bang quando sua teoria da relatividade deixou claro que o universo podia se expandir ou se contrair. Quatorze anos depois, o astrônomo Edwin Hubble fez a descoberta histórica de que as galáxias estavam permanentemente se afastando umas das outras.

A implicação era que, se as coisas estão se afastando, um dia estiveram mais próximas - e, talvez, tudo tenha começado num único ponto. Dessa combinação de teoria e observação cresceu a idéia do Big Bang, em que o universo nasceu de uma explosão há 13,7 bilhões de anos.

Turok sugere que o Big Bang não foi o começo da história, mas um evento dentro dela, causado pela colisão de nosso universo com outro numa dimensão diversa. Eles dizem que tais eventos podem acontecer a cada trilhão de anos numa espécie de ciclo.

Se estiverem certos, o tempo sempre existiu e o mesmo acontece com o universo. E mais: sempre existirão e, por isso, não há a necessidade da noção de expansão do universo ou de um evento de criação - ou, talvez, mesmo de um criador.


Data: 21/08/2006