topo_cabecalho
CNPq concede bolsas para jovens pesquisadores estrangeiros de países em desenvolvimento

O CNPq, por meio do Convênio com a Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS), sediada em Trieste, Itália, concederá até 40 bolsas de Doutorado (GD) e 10 bolsas de Pós-Doutorado (PDJ) a jovens pesquisadores estrangeiros que atuem no campo das ciências naturais.

O CNPq será a instituição responsável pelo pagamento das bolsas no país, ao passo que a TWAS ficará encarregada de financiar os custos de transporte de ida e volta do Brasil para os candidatos selecionados.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ser residentes permanentes de países em desenvolvimento, afirmar o compromisso de retorno ao país de origem após a conclusão de seus programas de estudo e apresentar proficiência em um dos seguintes idiomas: Inglês, Português, Espanhol ou Francês.

Os candidatos às bolsas de Doutorado deverão ter no máximo 30 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que apresentar a candidatura; possuir títulação de mestrado em um dos campos das ciências; apresentar carta de aceite oficial de um orientador ou chefe de departamento da instituição brasileira que receberá o estrangeiro.

Já os candidatos às bolsas de Pós-Doutorado devem ter no máximo 40 anos de idade em 31 de dezembro do ano em que apresentar a candidatura; título de doutor em um dos campos das ciências naturais; estar regularmente empregado em uma instituição de ensino e/ou de pesquisa em seu país de origem; apresentar carta de aceite oficial de um orientador ou chefe de departamento da instituição brasileira que receberá o estrangeiro.

Mais informações sobre a seleção para o Convênio CNPq/TWAS são encontradas na página eletrônica da TWAS (http://www.twas.org), clicando-se sobre os links Activities/Fellowships and Associateships/Exchange Programmes.

As inscrições para as bolsas de Doutorado e de Pós-Doutorado devem ser encaminhadas até 31 de agosto de 2006.


Data: 22/08/2006