Turista espacial japonês é reprovado em exame médico

O empresário japonês que esperava voar à Estação Espacial Internacional (EEI) como turista não conseguiu passar nos exames de saúde, segundo informações da Agência Espacial Russa

Daisuke "Dice-K" Enomoto, de 34 anos de idade, iria se tornar o quarto turista espacial escolhido para viajar a bordo da nave russa Soyuz. Ele deveria acompanhar a 14ª tripulação da EEI em setembro.

Antes de Enomoto, os turistas espaciais foram os americanos Dennis Tito e Greg Olsen e o sul-africano Mark Shuttleworth.

'Razões médicas'

O porta-voz da Agência Espacial Federal da Rússia, Igor Panarin, disse que Enomoto foi "considerado como não estando pronto para voar devido a razões exclusivamente médicas".

Panarin disse que o substituto de Enomoto ainda será escolhido. O suplente de Enomoto, o americano de origem iraniana Anousheh Ansari, poderá ser o novo ocupante do terceiro lugar no vôo.

A missão tem dez dias de duração. Depois disso, o turista volta ao planeta, ao lado dos dois ocupantes da EEI, o comandante russo Pavel Vinogradov e o engenheiro de vôo americano Jeff Williams.

Uma viagem de dez dias para a EEI, oferecida pela empresa americana Space Adventures, custa cerca de US$ 20 milhões.

Data: 22/08/2006