topo_cabecalho
Eventos debaterão as possibilidades de utilização do hidrogênio

1º Encontro Brasileiro de Energia do Hidrogênio acontece no RJ e SP

A geração de energia com o hidrogênio anuncia grandes perspectivas para o mercado brasileiro de combustíveis.

A utilização de biomassa aproveitando a malha de distribuição já disponível para o álcool constitui um cenário economicamente animador, além de ambientalmente promissor porque, com o emprego de matéria-prima verde, forma-se um ciclo completo de emissão e absorção de gás carbônico (CO2), um dos principais responsáveis pelo efeito-estufa.

Uma das mais promissoras aplicações da célula a combustível no Brasil é a geração de energia para comunidades em que não há o sistema de eletricidade convencional.

Dados do Ministério das Minas e Energia de 2003, quando o Governo Federal iniciou o programa Luz Para Todos, mostravam que, aproximadamente, 10 milhões de brasileiros não têm acesso à energia elétrica, a maior parte deles residente na Região Nordeste.

Do total de famílias que vivem sem energia elétrica, 90% têm renda inferior a três salários mínimos e 84% vivem em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano abaixo da média nacional. Somente na Amazônia, região em que não há possibilidade de interligação com as redes elétricas convencionais, vivem 300 mil famílias.

As células a combustível também podem ser utilizadas em veículos. Nesse caso, o hidrogênio para a célula pode ser produzido no próprio automóvel ou em estações de serviço, como, por exemplo, pela reforma do etanol ou do gás natural, gerando energia limpa para movimentar o carro.

1º EBEH: produção, distribuição, segurança, normas e aplicações do hidrogênio

Para abordar todas as etapas da cadeia do hidrogênio envolvidas na geração de energia, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e a Petrobras estão organizando, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, o 1º Encontro Brasileiro de Energia do Hidrogênio (EBEH).

O evento, com módulos no RJ e em SP, conta com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros com atuação destacada nos estudos sobre a utilização desse vetor energético.

No RJ, o evento tem como foco a produção, distribuição, segurança, normas e aplicações do hidrogênio, destacando, no primeiro módulo, a presença de Peter Devlin, representante do Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos, que apresenta uma visão geral das tecnologias envolvidas na produção de hidrogênio.

Ainda nesse módulo, Fábio Bellot Noronha, pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Fernando Baratelli, da Petrobras, e Maria Ghirardi, da Colorado School of Mines (EUA), ressaltam a importância dos estudos para obtenção de hidrogênio que vêm sendo desenvolvidos a partir de diversas rotas tecnológicas, tais como a reforma do etanol e a utilização de processos biológicos.

No dia 29, Ferdinand Panik, ex-diretor do programa de célula a combustível da Daimler Chrysler, apresenta o projeto "Sustainable Mobility", que defende a criação de recursos para que a sociedade se desloque e estabeleça relações livremente sem sacrificar valores humanos e ecológicos.

Jacques Saint Just, especialista em tecnologias do hidrogênio com atuação junto a indústrias petroquímicas, faz palestra sobre a geração do combustível a partir de gás natural, e João Alziro Jornada, presidente do Inmetro, fala sobre os padrões metrológicos para garantia da qualidade do hidrogênio.

Nesse mesmo módulo, vários especialistas da Petrobras apresentam uma visão geral das tecnologias de armazenamento, segurança e transporte do hidrogênio.

No último dia do evento no Rio, Tapan Bose e Juan Carlos Bolcich, presidentes, respectivamente, da associação canadense e da associação argentina de hidrogênio, falam sobre aplicações e desenvolvimentos para o novo combustível, e Marshall Miller, da Universidade da Califórnia, aborda aspectos da geração de energia em fontes móveis e estacionárias, a partir da mistura hidrogênio-gás natural.

Em SP, destaque para a aplicação do hidrogênio em células a combustível

Em SP, o foco do Encontro é a aplicação do hidrogênio em células a combustível. Além de Marcelo Linardi, responsável pelo Programa de Células a Combustível do Ipen, Hartmut Wendt, da Universidade de Darmstadt (Alemanha), parceira do Instituto no Programa, faz palestra sobre o estado da arte das células a combustível para aplicações em fontes estacionárias de geração de energia.

Maurício Tolmasquim, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), fala sobre a matriz energética brasileira e o hidrogênio, seguido de Frano Barbir, da Connecticut Global Fuel Cell Center - University of Connecticut, que apresentará um panorama sobre as células a combustível do tipo PEM, Nguyen Minh, da GE, especialista em células a combustível do tipo SOFC, e dos coordenadores das Redes de Células a Combustível do MCT: Edson Ticianelli, da USP de São Carlos; Paulo Emílio de Miranda Valadão, da Coppe; e José Octavio Armani Paschoal, do Ipen, que apresentam um panorama das diferentes experiências em células de hidrogênio conduzidas por Universidades e centros de pesquisa no Brasil e Estados Unidos. Eduardo Serra, do Cepel, trata do projeto nacional de demonstração de geração estacionária com Célula a Combustível PEM de 5kW.

1º Encontro Brasileiro de Energia do Hidrogênio
RJ, Windsor Barra Hotel: 28, 29 e 30 de agosto
SP, Ipen: 31 de agosto e 1º de setembro
Programação e inscrições: http://www.ebeh.int.gov.br.
Inscrições gratuitas até o limite de vagas.
Divisão de Comunicação do INT: (21) 2123-1242.


Data: 22/08/2006