topo_cabecalho
CenPRA promove workshop em prototipagem

No dia 13 de setembro, o Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), com o apoio da Spatium Tecnologia 3D, realizará o 1º Workshop de Prototipagem, Manufatura Rápida e Digitalização 3D

Prototipagem e Manufatura Rápida são tecnologias já consolidadas, porém em plena evolução, que permitem a construção de protótipos físicos confeccionados diretamente de um modelo CAD - Computer-Aided Design. Essa construção é feita por processos aditivos de material em contraposição aos processos de subtração de material como os encontrados nas teconologias de usinagem.

O CenPRA, unidade de pesquisa do MCT, vem apoiando, com suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e difusão das tecnologias de Prototipagem e Manufatura Rápida, a inovação de produtos nas empresas e projetos nas Universidades em diferentes áreas do conhecimento, notadamente medicina. (http://www.cenpra.gov.br/promed)

A Spatium (http://www.spatium3d.com) desenvolveu o primeiro digitalizador tridimensional de luz estruturada com tecnologia 100% nacional, o Orcus 3D scanner, capaz de digitalizar, sem contato, mais de 2 milhões de pontos em poucos segundos com grande confiabilidade e precisão.

Diversas são as aplicações dessas tecnologias 3D, incluindo a engenharia reversa, simulação virtual, controle de qualidade, pesquisa científica, medicina, arte, arquitetura e o mercado de consumo.

Este workshop tem o objetivo de mostrar o impacto dessas tecnologias na inovação de produtos e, juntamente com os presentes, discutir, com base na utilização delas, o cenário de competitividade das indústrias no Brasil.

Durante o evento serão apresentados estudos de casos e o funcionamento de um digitalizador 3D de luz estruturada desenvolvido pela Spatium Tecnologia 3D. Visitas à divisão no CenPRA onde é feita a Prototipagem Rápida poderão ser agendas para o período da tarde.

O evento acontecerá no auditório do CenPRA, em Campinas (SP), das 9h às 13h.


Data: 22/08/2006