topo_cabecalho
Capes abre inscrições para bolsas de doutorado no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 16 de outubro, para bolsas de doutorado pleno no exterior para 2007. A última seleção, relativa a 2006, teve 666 candidatos inscritos e 110 aprovados. Os destinos mais procurados foram Grã-Bretanha e França.


As bolsas são destinadas a candidatos de comprovado desempenho acadêmico, com projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência. Os candidatos devem ser brasileiros, com diploma de nível superior. A Capes oferece bolsa no valor de US$ 1.400 (R$ 3.000,00), auxílio-instalação, passagem aérea, seguro-saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas.


As inscrições são recebidas exclusivamente no sítio <http://www.capes.gov.br/capes/portal/> da Capes. Para facilitar o processo de inscrição, a Capes introduziu uma novidade este ano. "O formulário está com novo formato, mais amigável, com recursos para instruir o candidato na hora do preenchimento", explica a coordenadora-geral de Programas com o Exterior, Maria Luiza Lombas.


Segundo ela, a medida será um importante auxiliar para o candidato apresentar as informações a partir da primeira etapa da seleção, de análise documental. "É a ocasião em que são conferidos o preenchimento integral e correto do formulário, além da documentação apresentada", destaca.
O processo tem mais três etapas. A análise de mérito, que verifica dados como qualificação, desempenho acadêmico, experiência profissional, qualidade do plano de estudos proposto; a entrevista, que analisa capacidade de adaptação e maturidade emocional; e divulgação do resultado.


Alemanha e Estados Unidos - A Capes mantém outros dois programas específicos para o atendimento de candidatos que queiram fazer doutorado no exterior. Se o interesse for pela Alemanha, a candidatura deve ser encaminhada ao programa que a Capes mantém com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Se o candidato optar pelos Estados Unidos, a inscrição deve ser feita no programa em parceria com a Comissão Fulbright. As inscrições para os dois programas, neste ano, estão encerradas.


Data: 22/08/2006