topo_cabecalho
Inaugurada na UFCG a sede do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações

Foi inaugurada recentemente, na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Campina Grande, PB, a sede do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM. O IECOM tem uma área construída de 317 metros quadrados, onde estão instalados laboratórios, salas para pesquisadores, biblioteca e auditório com capacidade para 50 pessoas, informou o presidente do Instituto, professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar, do Departamento de Engenharia Elétrica – DEE, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI, da UFCG. O IECOM tem um convênio de cooperação com a UFCG, com a finalidade de desenvolver projetos e oferecimento de estágios e bolsas aos alunos da Instituição, e também para a contratação de egressos para os projetos em desenvolvimento. Os recursos para a construção do IECOM foram provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.

 

Todos os discursos foram direcionados para a importância do Instituto. O Reitor da UCG, professor Thompson Fernandes Mariz, além de cumprimentar os dirigentes do IECOM e elogiar o trabalho cujo fruto resultou na instalação da sede na UFCG, pediu que o IECOM trouxesse não apenas recursos para a Universidade, mas também produtos, patentes e novas pesquisas na área, já que a UFCG é uma Universidade reconhecida pelo seu trabalho no campo da Engenharia Elétrica.

 

O Presidente do IECOM, professor Marcelo Sampaio, além de falar sobre a importância do Instituto, se dispôs a continuar desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de firmar parcerias com instituições nacionais e internacionais com esta mesma finalidade.

 

Ao fazer rápido pronunciamento, o Diretor de Patrimônio do IECOM, professor Ewerton Pombo, disse que o Instituto “pertence à comunidade de telecomunicações do Brasil e, em particular do Nordeste, e principalmente aos atuais e futuros estudantes da UFCG nessa área. Senhoras e Senhores, obra nenhuma pode ser inteiramente atribuída a quem a assina, a quem a administra, a quem a projeta, a quem contribui com uma cota maior de sacrifício pessoal para o êxito do empreendimento. A realização individual é somente uma abstração ou um delírio de onipotência. “Nenhum homem é uma ilha” (Thomas Merton). Este prédio é em verdade produto das contribuições de milhões de homens e mulheres brasileiros, a serviço dos quais abre hoje as suas portas”.

 

Valdemar Cardoso da Rocha Jr., Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicacões – SBrT e Vice-presidente do IECOM, afirmou que aquele instante estava sendo marcado por “muita alegria”, e fez referências à criação do IECOM há três anos, e salientou que a UFCG “é um terreno fértil e oportuno, e reúne condições de crescer, e tudo faremos para solidificar os laços do Instituto com a Sociedade Brasileira de Telecomunicacões, pois temos uma penetração muito grande no país, e nos colocamos à disposição do IECOM e da UFCG”.

 

O Diretor do CEEI, professor Wellington Mota, parabenizou os professores Marcelo e Ewerton, realçou as qualidades profissionais do Presidente, na busca de recursos e pelo empenho de trazer tão importante Instituto para a Universidade”.

 

Para o Diretor da Siemens, Ronald Dauscha, existem dificuldades para se fazer Ciência e Tecnologia no país, por vários motivos. O IECOM é muito bem vindo, e a importante parceria que temos resultará no desenvolvimento de projetos importantes, e um deles terá projeção mundial”.

 

José Alexandre Bicalho, representando a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, fez referência sobre a iniciativa dos professores em trazer o IECOM para a UFCG.

 

Estiveram presentes à solenidade, dentre outros, Assessores, Pró-reitores, Diretores de Centros, Chefes de Departamentos, coordenadores de curso, professores, funcionários e estudantes, Carlos Sampaio de Alencar, Superintendente do CREA-PE, Bertrand Sampaio de Alencar, Conselheiro do CREA-PE, Antonio Marcus Nogueira Lima, Coordenador Administrativo do DEE, Benemar Alencar de Souza, Coordenador de Pós-Graduacão do DEE, Mário Araújo, Coordenador de Graduacão do DEE, João Queiroz de Carvalho, Presidente da Atecel e Diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, Nilson Feitoza, Superintendente da Atecel, João Marques de Carvalho, Presidente da Fapesq, Francisco Rodrigo Cavalcanti, Representante da Universidade Federal do Ceará – UFC, Faiçal Farhat de Carvalho, Representante da Fundação de Aplicações Tecnológicas – FITec, Francisco Madeiro Bernadino Júnior, Diretor de Engenharia do IECOM, o engenheiro Adalberto Moita, responsável pela construção do prédio, o médico Ivan Alencar, o Pró-reitor Alexandre Gama, o Prefeito Universitário da UFCG, Eduardo Jorge Lira Bonates, o professor Camilo Lélis, Vice-diretor do CEEI, o Presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Alexandre Moura, o ex-Diretor do CCT, professor Marcos Brasileiro, além de convidados.

 

Conheça mais sobre o IECOM e seus integrantes

 

O IECOM tem por finalidades principais: a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, principalmente no tocante à ciência e tecnologia nacionais e, em particular, em relação às telecomunicações no País; o incentivo ao voluntariado e à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, com oferta de estágios e fomento ao primeiro emprego para os alunos; realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologia, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às suas atividades.

 

Outras finalidades são: criação e manutenção do Museu do Futuro, para abrigar informações e objetos históricos, difundir a ciência e a tecnologia, principalmente as telecomunicações, na sociedade e expor as pesquisas, inventos e desenvolvimentos na área; a promoção de cursos, seminários, treinamento, credenciamento de especialistas, cursos ou instituições, oferecimento de bolsas de estudo, fomento ao desenvolvimento de teses e dissertações, oferecimento de consultoria e realização de trabalhos técnicos, publicação de relatórios, artigos e livros em sua área de atuação; a instituição de prêmios e comendas para agraciar os pesquisadores, estudiosos, dirigentes e empresas que demonstrem elevado nível de excelência na área de telecomunicações e a difusão de conhecimento no campo das telecomunicações, por meio de eventos, reuniões, publicações, cursos, premiações e outras atividades técnico-científicas; o intercâmbio e cooperação com outras sociedades científicas de interesses afins.

O IECOM, constituído em 1 de julho de 2003, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede no município de Campina Grande, Estado da Paraíba.

 

Diretoria

 

A diretoria do IECOM está constituída pelos seguintes membros: Marcelo Sampaio de Alencar, Presidente (UFCG, Campina Grande, Brasil), enquanto a vice-presidência é do professor Valdemar Cardoso da Rocha Jr., UFPE, Recife. O Diretor Administrativo é o Elmar Uwe Kurt Melcher, da UFCG, e o Diretor de Patrimônio é o José Ewerton Pombo de Farias, também da UFCG. A Direção de Engenharia está ocupada por Francisco Madeiro Bernardino Jr., da Unicap, Recife, e a Diretora Financeira está sob a responsabilidade de Joseana Macêdo Fechine, da UFCG. Na Coordenação Executiva, está Waslon Terllizzie A. Lopes, da UFCG. O Conselho Fiscal, presidido pelo professor Marcelo Sampaio, tem os seguintes membros: Antônio Marcus Nogueira Lima, Benedito Guimarães Aguiar Neto e João Batista Queiroz de Carvalho, todos da UFCG, e ainda Juraci Ferreira Galdino, do Instituto Militar de Engenharia - IME, do Rio de Janeiro, Marcos Antônio Gonçalves Brasileiro, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapep, de João Pessoa - PB, Brasil, que já integrou o quadro docente do Departamento de Engenharia Elétrica do CCT/UFCG, e Elvino S. Sousa, da University of Toronto, no Canadá.

 

Legenda: O Reitor Thompson Mariz (de óculos) e o professor Marcelo Sampaio (ao microfone), descerrando a placa de inauguração, vendo-se ainda o Diretor do CTRN, professor João Queiroz.


Data: 23/08/2006