Professor e ex-aluno da UFCG são premiados na Francal

Na versão 2005 da Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes - FRANCAL, que aconteceu de 19 a 22 de julho em São Paulo - SP, a 3ª colocação do Prêmio Francal Top de Estilismo, categoria Estilo Social Feminino, ficou com o professor Natã Moraes de Oliveira, da Unidade de Desenho Industrial da UFCG. Na categoria Tênis Unissex (adulto ou infantil), o 2º lugar foi de Aécio Coelho Soares, designer formado pelo Curso de Desenho Industrial.

Os trabalhos apresentados pelo professor e pelo designer concorreram com os de outros profissionais que trabalham na área de calçados de vários Estados brasileiros, a exemplo de São Paulo e do Rio Grande do Sul, onde estão localizados as melhores fabricantes e designers que trabalham na confecção de produtos de couro e calçados, dentre outros acessórios.

O sapato social apresentado pelo professor Natã, foi confeccionado em tecido na cor vermelha, enquanto que o tênis foi fabricado em couro e tecido, sendo utilizadas as cores vermelha e branca.

Saiba mais sobre a Francal

O Prêmio Francal Top de Estilismo passou por mudanças. Este ano, a seleção dos trabalhos inscritos acontece no dia 12 de julho, uma semana antes do início da FRANCAL, com a presença de grupo especial de convidados, formado por estilistas, designers, editores, consultores e produtores de moda, stylists e jornalistas especializados, no Senac Lapa Faustolo, em São Paulo, entidade que mantém um projeto estruturado na área de moda, visando a valorizar a criação e a produção nacional, desde os anos 80. Até 2004, a escolha era feita no próprio Anhembi, na véspera da Feira.

Hoje, o Prêmio é o evento paralelo da FRANCAL que mantém contato mais estreito com o mundo da moda. O grande salto qualitativo aconteceu a partir da criação do Estilo Brasil, há quatro anos, uma categoria voltada ao desenvolvimento de um design genuinamente brasileiro na criação de
calçados.

Com isto, a FRANCAL antecipou uma tendência que é cada vez mais marcante no setor. Hoje, aliadas à qualidade e conforto, as coleções inspiradas no artesanato, ressaltadas pela riqueza da fauna e flora nacionais, representam um diferencial competitivo do calçado brasileiro no exterior.
O interesse nesta categoria cresceu tanto que, nesta edição (2005), foi criada a categoria Bolsa Estilo Brasil.

O reconhecimento do Prêmio Francal Top de Estilismo pelo mundo da moda pode ser comprovado de duas formas. A primeira, pelo elenco especialíssimo que a organização reuniu para selecionar os trabalho: desde nomes consagrados da cena fashion, como o estilista Walter Rodrigues, até alguns dos designers de calçados mais badalados na atualidade, como Francesca Giobbi, Constança Basto e Paula Ferber, além de Maythe Birman - ex-embaixadora da Christian Dior no Brasil e empresária de sucesso no comando da Arezzo.

Estudantes

Outro dado que reafirma o prestígio alcançado pelo Prêmio neste cenário é a forte presença de estudantes de moda entre os inscritos desta edição.

Eles representam mais de 40% do total, vindos de instituições como Senai e Senac Moda, Universidade Santa Marcelina, Centro Universitário Feevale, Universidade Caxias do Sul, Centro Universitário Belas Artes, Universidade de Franca, FIEMG, Universidade do Vale do Itajaí, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Criatividade

Ao longo dos anos, o Prêmio Francal Top de Estilismo ampliou a proposta inicial de valorizar estilistas nacionais em atividade profissional no setor de calçados para outra que privilegia a criatividade de estudantes de moda e todos aqueles que queiram atuar nesta área.

O prêmio atua como uma poderosa ferramenta no sentido de valorizar o Estilo Brasil, que vem conquistando vitrinas no mundo inteiro e ganhou ares de profissionalização a partir de mais este incentivo.

Nomes como Costanza Pascolato, Amir Slama, Roberto Benelli, Mauricio Medeiros, Fernando Pires, Patrícia Carta, José Gayegos, Maria Helena Castilho e Paula Bahia, entre outros não menos importantes no cenário da moda, fizeram parte do corpo de jurados do prêmio ao longo das dez edições realizadas.

O Prêmio Francal Top de Estilismo é promovido e realizado desde 1995 pela Francal Feiras com apoio institucional da Abeca - Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins e somou em suas dez edições já realizadas 760 participantes e 1.682 amostras inscritas.

Data: 26/07/2005