topo_cabecalho
Goeldi lança coletânea bilíngüe com narrativas do povo indígena Sakurabiat

Lançamento no dia 1º de setembro, às 16h, no prédio da Rocinha, em Belém do Pará

Contribuir para a revitalização da língua indígena Sakurabiat, que conta com apenas 23 falantes e corre sério risco de desaparecer.

Este é o objetivo principal da coletânea bilíngüe "Narrativas Tradicionais Sakurabiat Mayãp Ebõ", que o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) lança, em Belém (PA), no próximo dia 1º de Setembro, às 16h, no prédio da Rocinha.

Patrocinada pela Petrobrás, a obra registra, em livro e CD-Rom, parte da cultura imaterial do povo indígena Sakurabiat, que habita a reserva Rio Mequéns, no Estado de Rondônia.

Composta por 25 histórias que narram as principais lendas mitológicas dessa etnia, a publicação foi organizada, em parceria com vários membros da comunidade, pela pesquisadora Ana Vilacy Galucio, que desde 1994 se dedica ao estudo e registro da língua Sakurabiat, através do programa de documentação científica das línguas amazônicas desenvolvido pelo Museu Goeldi.

A publicação, que será utilizada na escola da aldeia e distribuída gratuitamente entre as famílias da reserva indígena, contou ainda com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Ministério da C&T.

Com 276 páginas, o livro apresenta narrativas de cunho moral que retratam as principais crenças e concepção de mundo dos Sakurabiat, além de dados lingüísticos e etnográficos sobre o grupo, também conhecido como Mequéns.

Já o CD-Rom traz a narração oral e escrita das mesmas histórias, tanto em português quanto em Sakurabiat, que pertence à família lingüística Tupari, do Tronco Tupi.

Os recursos oriundos da comercialização do kit (livro e CD-Rom) serão revertidos para os Sakurabiat.

De acordo com Ana Vilacy, o interesse pela documentação das narrativas tradicionais partiu dos próprios Sakurabiat.

Narradas pelos anciãos em sua língua de origem, as histórias foram transcritas para o Sakurabiat e traduzidas para o português com a ajuda dos jovens e adultos da tribo.

As crianças também colaboraram, desenhando as belas ilustrações do livro. "Esse trabalho motivou toda a comunidade para a valorização da língua e da cultura do grupo", afirma a pesquisadora.

A obra destaca-se ainda por utilizar uma ortografia cientificamente correta e aceita pelo grupo.

Serviço

O lançamento do livro e do CD-Rom "Narrativas Tradicionais Sakurabiat Mayãp Ebõ" acontece dia 1º de Setembro, sexta-feira, às 16h, no prédio da Rocinha, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, na Av. Magalhães Barata, 376, em Belém, Pará.

O evento contará com a presença de dois representantes do grupo indígena Sakurabiat: a narradora Vicência Conceição Sakyrabiar e seu filho Manoel Ferreira Sakyrabiar, uma das lideranças da tribo e um dos principais colaboradores no trabalho de documentação da língua Sakurabiat.

Durante o lançamento, a coletânea poderá ser adquirida pelo preço promocional de R$ 35,00.

Depois, a obra será comercializada na Livraria da Rocinha - fone (91) 3259-5757) -, também localizada no Parque Zoobotânico do Goeldi, pelo valor de R$ 40,00.


Data: 23/08/2006