Um pouco de peso a mais já faz mal, diz estudo

Um estudo coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer do Estados Unidos, descobriu que aqueles que estavam apenas ligeiramente acima do peso na casa dos 50 anos apresentavam 20% a 40% mais chances de morrer na década seguinte

Más notícias para quem começou a acumular peso ao entrar na meia idade: você não precisa estar obeso, basta estar apenas um pouco acima do peso para que tenha aumentado o risco de morrer prematuramente.

Um estudo coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer do Estados Unidos que durou dez anos e analisou 500 mil americanos adultos descobriu que aqueles que estavam apenas ligeiramente acima do peso na casa dos 50 anos apresentavam 20% a 40% mais chances de morrer na década seguinte.

Outro estudo envolvendo mais de 1 milhão de coreanos adultos chegou a conclusões semelhantes.

As pesquisas, ambas divulgadas na terça-feira no New England Journal of Medicine, têm a finalidade de ajudar a resolver um longo debate sobre se os milhões que não são obesos, mas estão acima do peso, correm um risco significativo.

"Uma parcela substancial da população está acima do peso. Portanto, se o sobrepeso está relacionado com a morte prematura, isso é muito importante para a saúde pública", diz Michael Leitzmann, coordenador da pesquisa americana.

Os céticos, porém, dizem que a análise foi falha e que irá alarmar as pessoas desnecessariamente. "Acho que eles estão apenas acrescentando mais elementos à histeria da obesidade", diz Glenn Gaesser, da Universidade da Virgínia.

"Estão apresentando os dados de uma forma que retrata o sobrepeso e a obesidade sob a pior luz possível. Não é tão ruim assim como eles fazem parecer".

O número de americanos com peso acima do ideal vem aumentando. Cerca de dois terços deles estão acima do peso - desses, um terço são obesos.

Uma pessoa que tenha um índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 29,9 é considerada acima do peso, enquanto as que têm IMC de 30 ou mais são consideradas obesas. O IMC é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.

O que ficou claro é que as pessoas que estão um pouco acima do seu peso ideal têm um risco maior de ter diabete, pressão sanguínea alta e níveis altos de colesterol.

Mas estudos anteriores chegaram a conclusões conflitantes, incluindo um grande estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças que indicou que estar ligeiramente acima do peso pode ser fator de proteção.

Data: 24/08/2006