Universidades darão cursos de saneamento

Universidades brasileiras vão oferecer uma série de cursos para cerca de cinco mil gestores, técnicos e operadores de empresas de saneamento básico. A iniciativa, chamada Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (Recesa), divide-se em quatro núcleos regionais, geridos por 14 instituições de ensino superior, que pretendem capacitar os profissionais em temas que vão do abastecimento de água até o manejo de resíduos sólidos urbanos.

"A idéia é construir um sistema de capacitação definitivo que certifique os profissionais participantes no final dos cursos. Será um sistema de formação continuada para criarmos agentes qualificados", destaca Ernani Ciríaco de Miranda, coordenador do Programa de Modernização do Setor de Saneamento, projeto desenvolvido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As atividades abordarão quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão das águas pluviais e gestão dos resíduos sólidos. Até o fim de 2007, deverão ser realizados 150 cursos sobre temas como tratamento de água e esgoto, tubulações, conservação de água e energia elétrica, controle de qualidade de água, resíduos sólidos, formação de gestores, entre outros.

As aulas serão organizadas por 12 universidades públicas e duas privadas que fazem parte dos quatro núcleos regionais. No Sudeste, compõem o grupo as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Espírito Santo (Ufes), do Rio de Janeiro (UFRJ) e a estadual de Campinas (Unicamp); no Sul, as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as universidades privadas do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e de Caxias do Sul (UCS); no Nordeste, as federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e da Paraíba (UFPB); e no Centro-Oeste, as universidades de Brasília (UnB) e de Mato Grosso do Sul (UFMS), ambas federais.

Data: 28/08/2006