Paraíba terá mais de 200 mil estudantes participando da Olimpíada Brasileira de Matemática

A II Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2006 será realizada em duas fases. A 1ª Fase será nesta terça, dia 29 de agosto, e a 2ª Fase no dia 18 de novembro. Neste ano se inscreveram 14.181.850 alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio das escolas públicas de todo o Brasil. Na Paraíba foram inscritos 227.062 alunos, sendo 27.497 de Campina Grande. Todos eles farão prova nas suas próprias escolas.

No próximo dia 29, todas as escolas inscritas estarão aplicando as provas aos seus alunos, nos horários normais de aulas. Do total de participantes, serão escolhidos os 5% melhores classificados na 1ª Fase para representar a escola na 2ª Fase.

Na Paraíba, os coordenadores da OBMEP são os professores José de Arimatéia Fernandes, Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística - UAME, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Campina Grande, PB, e Lenimar Nunes de Andrade, do Departamento de Matemática - DM, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus de João Pessoa.

A OBMEP é uma iniciativa dos Ministérios da Educação - MEC, e da Ciência e Tecnologia - MCT, e conta com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, sediado no Rio de Janeiro, e da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.

Participação da UFCG

Na opinião de um dos coordenadores na Paraíba, o professor José de Arimatéia, um evento como a OBMEP tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo da Matemática por parte dos alunos. Ele diz que “o grande mérito desta iniciativa é atender a demanda e a carência que os alunos de Escolas públicas têm por parte de nós professores e educadores de prestar uma melhor assistência a eles, não só no sentido do ensino e aprendizagem da Matemática, mas também da valorização do ser humano em si”.

Segundo José de Arimatéia, a participação dos estudantes paraibanos e, em especial, dos campinenses é considerada como “muito boa” nas várias Olimpíadas de Matemática existentes. A Olimpíada Campinense de Matemática tem revelado vários talentos para à Paraíba e também para o Brasil, não apenas na área de Matemática, mas também em outras áreas, como a Engenharia, por exemplo.

Neste sentido, a UFCG, como instituição parceira e patrocinadora local destes eventos, têm dado uma contribuição enorme para a melhoria da qualidade do ensino não só em Campina Grande, como também em todo o Estado da Paraíba.

Data: 25/08/2006