topo_cabecalho
CNPq e TWAS concedem bolsas de doutorado e pós-doutorado para pesquisadores de países em desenvolvimento

Inscrições somente até a próxima quinta-feira, dia 31

Pesquisadores de países em desenvolvimento interessados em concorrer a bolsas de doutorado e pós-doutorado em ciências naturais, no Brasil, devem enviar inscrições até o próximo dia 31.

As 40 bolsas de doutorado e 10 de pós-doutorado são resultado de um convênio entre o CNPq e a Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS).

A agência brasileira será responsável pelo pagamento das bolsas e a TWAS financiará o transporte de chegada ao Brasil e retorno ao país de origem dos selecionados.

Todos os candidatos devem residir em países em desenvolvimento e assumir o compromisso de retornar ao país de origem após a conclusão dos cursos. Além disso, devem apresentar proficiência em inglês, português, espanhol ou francês.

Para os concorrentes às bolsas de doutorado exige-se também a idade máxima de 40 anos em 31 de dezembro de 2006, titulação de mestre e carta oficial de um orientador ou chefe de departamento da instituição brasileira em que estudará.

Já para os postulantes ao pós-doutorado, exige-se ainda que estejam regularmente empregados em uma instituição de ensinou ou pesquisa no país de origem, além dos requisitos de idade e da carta de recomendação.

Para obter outras informações, acesse o site http://www.twas.org.


Data: 28/08/2006