topo_cabecalho
Aids: HIV 'desliga' sistema imunológico

Cientistas americanos dizem ter descoberto como o vírus HIV se esquiva do sistema imunológico do corpo

O vírus da Aids desarma as células T, enviadas pelo corpo para lutar contra o vírus, dando um pequeno empurrão num dispositivo molecular existente nessas células.

No laboratório, os pesquisadores conseguiram bloquear esse movimento e recuperar a função das células T.

Os resultados foram publicados na revista especializada Nature. Foram analisadas no estudo 71 amostras de sangue de pacientes que recentemente foram infectados com o HIV mas que ainda não iniciaram um tratamento.

Também foram analisadas as amostras de quatro soropositivos antes e depois deles terem começado a terapia anti-retroviral.

Tratamento

Medicamentos capazes bloquear a ação do HIV contra as células já estão disponíveis, mas os cientistas dizem que ainda são necessários mais estudos sobre o assunto.

O pesquisador-chefe Bruce Walker, do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, disse que é preciso ter cuidado ao tentar mexer no sistema imunológico quando o corpo já deu o sinal para desativá-lo.

"Você pode desencadear sérios problemas imunológicos", comentou. O dispositivo da célula T controla uma série de eventos celulares chamada de PD-1 (programmed death-1 ou morte programada-1).

Idealmente, um tratamento teria como alvo apenas as células T, mas tal técnica ainda não existe, segundo Walker.

"Atualmente, nós apenas contamos o número de células T para decidir quando tratar alguém, mas estamos empolgados com a possibilidade de que a medição do PD-1 pode nos dizer mais sobre as chances de progressão da doença e a necessidade de tratamento em pessoas infectadas", disse o cientista.

A organização não-governamental de luta contra a aids AVERT disse, por meio de sua porta-voz, que a pesquisa é "encorajadora".

"No entanto, os próprios pesquisadores dizem que mais testes e estudos são necessários antes que possamos ter esperanças de que esse conhecimento vire uma nova terapia para o HIV".


Data: 25/08/2006