topo_cabecalho
Educadores e intelectuais reunidos para discutir a educação científica

A partir da próxima terça-feira, uma série de eventos organizada pela Sangari vai reunir educadores de SP, RJ e Belo Horizonte

Maria Helena Guimarães de Castro, José Ernesto Bologna, Lino de Macedo, Tania Zagury, Marcelo Knobel, Cláudio de Moura Castro, Vinicius Signoreli, Ricardo Bonalume, Chico Pinheiro, José Nêumanne Pinto, Stephen Kanitz e Jorge Werthein são alguns dos palestrantes do "Circuito CTC!", uma série de eventos organizada pela Sangari e que vai reunir educadores de SP, RJ e Belo Horizonte a partir da próxima terça-feira.

Garantir um ensino científico de qualidade para estudantes desde os primeiros anos e tornar a Ciência mais acessível à realidade da população são desafios para resolver o problema do analfabetismo científico no Brasil.

Para discutir essas questões, a Sangari reúne especialistas em Educação e profissionais de outras áreas do conhecimento para uma série de palestras a partir da próxima terça-feira, dia 29 de agosto.

O Circuito CTC! (Ciência e Tecnologia com Criatividade) é gratuito e destinado a professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas particulares de Ensino Fundamental dos três estados.

São Paulo será a primeira cidade a receber o evento e terá três dias de programação, 29, 30 e 31 de agosto, das 15h30 às 20h, no Centro de Convenções Frei Caneca (rua Frei Caneca, 569 - Centro).

Serão três palestras por dia e oficinas de ciências do Programa CTC! de hora em hora a partir das 16h. Nessas oficinas, os professores se colocarão no lugar de seus alunos e aprenderão ciências de uma maneira mais divertida e contextualizada.

As palestras em SP serão ministradas por:
Maria Helena Guimarães de Castro (secretária de C&T e Desenvolvimento Econômico de SP),
Marcelo Knobel (físico, professor universitário e coordenador do Museu de Ciências da Unicamp),
Vinícius Signorelli (físico e coordenador do Centro de pesquisa e desenvolvimento educacional da Sangari),
Stephen Kanitz (consultor de empresa),
Gustavo Ioschpe (mestre em desenvolvimento e economia internacional e autor dos livros "Como passar no vestibular", "Vestibular não é o bicho" e "A ignorância custa um mundo - O valor da educação"),
Cláudio de Moura Castro (economista),
Jorge Werthein (assessor especial do secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI) e
Marcello Pontes (professor universitário e consultor de empresas).

De SP, o Circuito CTC! segue para Santo André (12/9), Guarulhos (14/9), RJ (20 e 21/9), Campinas (25 e 26/9), São José dos Campos (25 e 26/9), Bauru (27/9), Ribeirão Preto (27 e 28/9), São José do Rio Preto (28/9) e Belo Horizonte (2 e 3/10).

No total, 5.700 educadores serão envolvidos na programação da Sangari.

Alguns dos profissionais que participarão dos eventos em SP farão palestras também no interior, no RJ e em BH. Além deles, outros passam a integrar o time que vai discutir a educação científica nessas cidades.

São eles: Chico Pinheiro (jornalista), José Ernesto Bologna (especialista em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Administração e à Educação), José Nêumanne Pinto (jornalista), Tania Zagury (pesquisadora em Educação), Emerson Barreto (mestre em Engenharia Química, professor da USP e apresentador de programas da TV Cultura), Lino de Macedo (professor de Psicologia do Desenvolvimento da USP), Ricardo Bonalume (jornalista), Zélia Cavalcanti (educadora e fundadora da Escola da Vila), Vinícius Guarnieri (professor e autor dos livros "Vida - Manual do proprietário" e "Revolução das mudanças - Dinâmica Consciencial do Sucesso") e Vasco Moretto (mestre em didática das ciências pela Universidade Laval, Québec).

Para o físico e presidente da Sangari, Ben Sangari, o Circuito CTC! será uma oportunidade de reunir aqueles que lidam com a educação no dia-a-dia e aqueles que estão pensando no desenvolvimento do Brasil.

"Estamos convidando todos os educadores para passar uma tarde conosco e discutir questões primordiais para um ensino de qualidade na área de ciências, que acreditamos ser o primeiro passo para a formação de jovens críticos", diz Ben Sangari.

Mais informações no site http://www.sangari.com.br


Data: 28/08/2006