Estudantes participam de Olimpíadas de Física no Brejo e em Cajazeiras

As Olimpíadas de Física 2005, realizadas na Região do Brejo, e na cidade de Cajazeiras, localizada no Sertão da Paraíba, acontecerão dentro da programação da Olimpíada Brasileira de Física 2005 (correspondente à segunda fase), acontecerão neste sábado, 17 de setembro, às 13h. Na cidade de Alagoa Grande, os participantes farão provas no Centro de Treinamento de Professores de Alagoa Grande, e em Cajazeiras, o teste será aplicado no campus da UFCG.

A prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física 2005 (OBF2005) foi realizada em 13 de agosto de 2005, sábado, no período das 13h às 17h, em cada escola cadastrada das cidades do brejo e demais regiões do Brasil. Informações sobre as escolas estão no site www.sbfisica.org.br.
Se classificaram para a segunda fase aqueles que atingiram a nota mínima de corte estipulada pela SBF, 7 para as 1ª. e 3ª séries, e 8 para a 2ª. série do ensino médio.

A segunda fase da OBF2005 também acontecerá em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. O coordenador estadual é o professor Mauro Kyotoku da UFPB, que aplicará as provas em João Pessoa, no CCEN da UFPB. Em Campina Grande, o teste será aplicado no bloco das correntes, no campus da UFCG, estando os trabalhos sob a responsabilidade do professor Aércio Lima, coordenador do bacharelado de Física do CCT/UFCG. Em Patos, está à frente da Olimpíada o professor Paulo Tibúrcio, e o professor José Pereira, do CEFET, trabalhará em Cajazeiras. Em Pombal, a Olimpíada será no Colégio Estadual, sob a responsabilidade dos professores Lúcia e João Paulo. Na cidade de Alagoa Grande, as provas acontecerão no Centro de Treinamento de Professores de Alagoa Grande, cujos atividades serão coordenadas pelo professor Rafael Rodrigues, que também é coordenador da IV Olimpíada de Física do Brejo paraibano e da III Olimpíada Cajazeirense de Física.

A escola cadastrada que não participou da primeira fase indicou no máximo três alunos por série para participar da 2ª Fase.

Quem participar do evento em Alagoa Grande e Cajazeiras estará concorrendo a medalhas e certificados, com apoio do projeto de Física Moderna no Ensino Médio de Cajazeiras.  A 3ª fase acontecerá em 05 de novembro de 2005, na capital de cada estado. Nesta fase será feita a seleção dos alunos que poderão representar o Brasil em olimpíada internacional.

Informações com o professor Rafael pelo fone (83) 3273.1504, ou por e-mail rafael@df.ufcg.edu.br.

Data: 14/09/2005