Morre no Recife o historiador Armando Souto Maior

Autor de oito livros, entre eles o clássico escolar "História Geral", faleceu neste domingo pela manhã, aos 80 anos, de infarto fulminante

Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), orientava alunos de pós-graduação do Depto. de História e realizava conferências pelo país.

Parentes, amigos, ex-alunos e colegas de trabalho compareceram ao velório, à tarde, na capela do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde ele foi enterrado, às 15:30h.

Armando Souto Maior também era pesquisador e empresário. Seu livro mais conhecido no meio acadêmico é "Quebra Quilos", sobre revolta de camponeses ocorrida no século 19 no Nordeste.

Outro trabalho relevante é o estudo sobre os etruscos, que consumiu dois anos de trabalho na Perúgia, região da Itália onde viveu esses povo. Ele também dirigia, com a ajuda do filho, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (Faupe), criada em 1987.

Poliglota, formado em Direito pela UFPE em 1947 e em História pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1948, teve livros publicados sobre história do Brasil, moderna e medieval.

Armando se recuperava de uma cirurgia em casa, em Boa Viagem, quando sofreu o infarto, às 9h.

Data: 28/08/2006