Medalha do Conhecimento homenageia empresários que contribuíram para o avanço tecnológico do país

Prêmio será entregue nesta terça-feira na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília

Empresários
e gestores cujas ações contribuíram para o avanço tecnológico do Brasil irão receber a Medalha do Conhecimento nesta terça-feira, em Brasília, na sede da CNI.

Criada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o prêmio homenageia os empresários que investiram na inovação da indústria brasileira. "Estimular os agentes da economia que geram emprego e renda é um incentivo para que outros empresários sigam o exemplo e contribuam de forma sistemática para o avanço da tecnologia industrial", afirma o assessor da CNI, Marcos Formiga.

Os vencedores do Prêmio foram avaliados pela originalidade no desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos na indústria, equilíbrio entre o aumento da eficiência, da competitividade industrial e capacidade de geração de empregos.

Também se destacaram pela contribuição ao aumento da competitividade e à inserção dos produtos brasileiros no mercado mundial. "Poucas instituições no Brasil reconhecem o papel do empresário no processo de inovação e a Medalha do Conhecimento preenche esse vácuo", reforça Marcos Formiga.

A seleção dos empresários foi feita por representantes da CNI, Sebrae, Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), Finep, CNPq, Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Conheça os homenageados

Antônio Maciel Neto - Conhecido pela habilidade de reestruturar empresas, o engenheiro paranaense é presidente da Suzano Papel e Celulose e faz parte do Conselho de Administração da Archer Daniels Midland Company (ADM), uma empresa do setor de agroindústria, com sede em Decatur, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Ele reestruturou a ADM, que teve lucro de US$ 389 milhões no ano passado, um aumento de 178% em relação ao resultado de 2004.

Guilherme Ary Plonski - Professor universitário e executivo é responsável por parcerias entre universidades e institutos de pesquisa com empresas e entidades governamentais voltadas para a inovação e competitividade nacional.

Joaquim de Carvalho Baima - Empresário e professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) incluiu sua empresa, a Ervativa, que produz extratos e óleos essenciais, no Programa de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica da Universidade. Participou da etapa regional Norte do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, conquistando o terceiro lugar na categoria Processo em 2002 e o segundo lugar na mesma categoria em 2003.

Josué Christiano Gomes da Silva - Presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), o empresário investe constantemente em desenvolvimento de pessoal e modernização de equipamentos. Em 2003, a Coteminas investiu no treinamento de 12,2 mil funcionários. Em 1998, a empresa assumiu a fábrica de toalhas da Artex, modernizou os equipamentos e motivou os funcionários. Com isso recuperou a unidade que estava sucateada.

Maurício Elisio Martins Loureiro - Presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e sócio-gerente da Technos da Amazônia Indústria e Comércio Ltda. É reconhecido por sua capacidade empreendedora. Destaca-se pela atuação em defesa da desburocratização estatal e da expansão das exportações.

Nelson José Côrtes da Silveira - Diretor-presidente da Brasil Ecodiesel Comércio e Indústria de Vegetais. A empresa, que fica em Teresina (Piauí), investe na capacitação de agricultores para o plantio da mamona, usada na produção de biodiesel. Cerca de 350 técnicos são responsáveis pelo treinamento. Atualmente, a empresa compra a produção de 12 mil famílias de agricultores e tem como meta chegar a 40 mil famílias até o final de 2006.

Nestor Perini - Presidente da empresa gaúcha Lupatech S.A. A divisão Steelinject da empresa é pioneira na América Latina na utilização da tecnologia MIM (Metal Injection Molding), indicada para produção de peças em série de alta precisão e complexidade de forma. A Steelinject conseguiu reduzir em 20% os custos de produção e em 50% o de consumo de energia, graças a uma nova tecnologia desenvolvida em parceria com o laboratório de materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o invento, a empresa pretende deixar de ser importadora para exportar tecnologia. A patente nos Estados Unidos acabou de ser registrada e está em processo o registro na Europa. No Brasil, a patente está no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Ogari Pacheco - Diretor-presidente da Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda., de São Paulo. A indústria se destaca na área de fármacos e medicamentos, com patentes no Brasil e no exterior.

Oriovisto Guimarães - Diretor-presidente do Grupo Positivo, de Curitiba. Com a Positivo Informática, o empresário investe na área tecnológica e é líder nacional na venda de computadores com software dirigidos a soluções educacionais.

Terezinha Pires - Sócia-diretora da Tesu's Tecidos Confecções Ltda. A empresa do Distrito Federal foi a primeira a regulamentar no Ministério Público o cadastro de vendas de uniformes militares, somente para policiais com credenciais.

Data: 29/08/2006