topo_cabecalho
Google avança no território da Microsoft

Empresa de buscas lança pacote gratuito de softwares para empresas e profissionais

O Google, maior site de buscas pela internet do mundo, leva a batalha dos programas de informática ao território da Microsoft, com um novo pacote de serviços on-line para pequenas empresas e profissionais.

A empresa anunciou ontem a intenção de dar versões feitas sob medida para seus serviços de correio eletrônico Gmail, de mensagens instantâneas, chamadas telefônicas pela internet, calendários partilhados, design básico, publicidade e hospedagem de sites.

A companhia passa a oferecer um serviço denominado "Aplicativos Google para o seu Domínio", destinado a pequenas empresas, organizações sem fins lucrativos e universidades que desejam serviços empresariais da internet, sem ter que pagar por eles.

"O serviço se adapta facilmente para hospedar bases de usuários em crescimento e satisfazer suas necessidades de armazenamento de forma maciça, reduzindo assim drasticamente os custos de manutenção", disse a empresa em comunicado.

O serviço inclui aplicativos online gratuitos, como processamento de texto e planilhas de cálculo que, segundo analistas, fazem parte de uma estratégia pela qual o Google se propõe a competir com a gigante do software, Microsoft, em seu próprio território.

Dave Girouard, vice-presidente do grupo Google, disse que o novo pacote "elimina muitos gastos e complicações de manter uma infra-estrutura de comunicações, o que constitui um alívio que há de ser recebido com agrado por muitos pequenos comerciantes e pessoas que trabalham com a internet".

"Os empresários podem deixar que o Google seja seu especialista em entrega de correio eletrônico, mensagem instantânea e outros serviços web de alta qualidade, enquanto eles podem se ocupar das necessidades de seus usuários e de seus negócios cotidianos", disse.

Publicidade

O Google se tornou também o fornecedor exclusivo de anúncios de texto para as páginas da internet do eBay situadas fora dos Estados Unidos. Em maio, o eBay chegou a um acordo semelhante com o Yahoo, mas para suas páginas americanas.

O acordo anunciado ontem inclui a troca entre o Google e o eBay de uma nova forma de publicidade na internet chamada "click to call", que permite ao anunciante se comunicar diretamente com seus potenciais clientes por meio de sistemas de telefonia pela internet.

O sistema permitirá ao usuário ativar um link ou ícone que houver em um produto ou publicidade para iniciar uma conversa e entrar em contato com usuários do eBay ou anunciantes do Google diretamente a partir dos sites de cada companhia, usando o Skype ou o Google Talk.

O eBay, maior página de leilões da internet, é o proprietário do Skype, um dos programas de telefonia pela rede mais populares.


Data: 29/08/2006