Professor da Unicamp fará conferência na Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG

O Programa de Pós-Graduação em Matemática, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística – UAME, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, promove às 10h desta sexta-feira, 1º de setembro, a conferência Dinâmica de Variedades de Singularidades para Fluidos Compressíveis Viscosos, com o professor Dr. Marcelo Santos, da Unicamp, no Laboratório de Pesquisa do Ensino da Matemática – LAPEM, da UAME, no Bloco BH-1, campus de Campina Grande. Natural do município paraibano de São João do Rio do Peixe, o professor Marcelo Santos fez seu pós-doutorado na Universidade de Nova Iorque e na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e o seu doutorado e mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, do Rio de Janeiro. Sua área de interesse acadêmico é em Equações Diferenciais Parciais em modelos da dinâmica de fluidos.

Esta conferência faz parte das atividades do projeto Equações Diferenciais e Aplicações, patrocinado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PADCT, do CNPq, através do projeto "casadinho", cujo coordenador é o professor Aparecido Jesuíno de Souza, da UAME, que envolve o Programa de Pós-Graduação em Matemática do CCT e os Programas de Pós-Graduação em Matemática do IMPA, do Rio de Janeiro, e da Unicamp.

Veja uma parte da conferência, segundo o professor Marcelo Santos

“Apresentaremos resultados em colaboração com D. Hoff sobre a evolução de dados iniciais descontínuos para as equações de Navier-Stokes para fluidos compressíveis e com viscosidade, em 2 e 3 dimensões. Daremos uma idéia da demonstração do seguinte teorema:  Se a  densidade inicial tem limites laterais em relação a uma hiperfície então a densidade também tem limites laterais ao longo da hiperfície evoluída para todo tempo. Em particular, falaremos da existência e unicidade de trajetória de partículas (curvas integrais) do campo de velocidade com dado inicial no espaço de Sobolev H^s com s>1/2. O campo de velocidade se decompõe numa parte log-Lipschitziana e noutra parte, Lipschitziana no espaço, mas não integrável no tempo”.

Outras informações com o professor Aparecido Jesuíno pelo fone (83) 3310.1584.

Data: 31/08/2006