UFCG inaugura campus de Cuité nesta sexta-feira

A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, inaugura nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Campus de Cuité (foto), onde irá funcionar o Centro de Educação e Saúde - CES, oferecendo os cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, já a partir deste semestre.

A solenidade tem início às 9h00min e constará do corte da fita e descerramento da placa inaugural, visita às instalações do campus, aula magna a ser proferida pelo professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, e, sessão solene na Câmara de Vereadores para outorga dos títulos de cidadania cuiteense ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ao reitor da UFCG, professor Thompson Mariz, ao diretor do CES, professor Márcio Caniello, ao vice-diretor do CES, professor Ramilton Marinho Costa e ao prefeito universitário da UFCG, professor Eduardo Jorge Lira Bonates.

A instalação de um campus da Instituição no Curimataú paraibano, foi uma reivindicação da sociedade organizada e dos poderes constituídos daquela região. Sua implantação na cidade de Cuité foi prevista no Plano de Expansão Institucional, posto em prática pela administração superior da UFCG através da Secretaria de Projetos Estratégicos, com a finalidade de ampliar e democratizar o acesso da população interiorana da Paraíba ao ensino superior público.

O Campus de Cuité está situado na localidade Olho D’Água da Bica, a cerca de 2 Km do centro da cidade, próximo ao bairro Jaime Pereira.

O Campus de Cuité irá funcionar em uma área de 5 hectares, nas instalações da antiga Escola Agrícola Raimundo Asfora, a qual passou por ampla reforma em sua estrutura para abrigar provisoriamente a diretoria do Centro de Educação e Saúde, as unidades acadêmicas e as coordenações dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia. A reforma ainda incluiu quatro salas de aula, com capacidade para 50 alunos cada uma e o prédio do Laboratório de Informática com capacidade para 60 computadores, onde serão realizadas atividades de ensino e extensão, através da promoção de cursos para a comunidade local e estudantes de escolas do ensino fundamental e médio.

Também no mesmo local, já está em estágio avançado a construção do primeiro bloco de salas de aula, com dois pavimentos compostos por 7 salas de aula cada um. Outra obra em andamento é a construção do ambiente para os professores, composto por 47 salas com capacidade para abrigar dois professores cada uma.

Ainda este ano serão edificados os prédios da biblioteca, do setor de manutenção e da garagem do campus. Para tanto, já está sendo realizado o processo licitatório para a contratação da empresa que executará a obra.

A cidade

O Município de Cuité tem cerca de 19.946 habitantes. Foi fundado em 1768 e está localizado na micro-região do Curimataú Ocidental. Possui uma área de 758 km² e altitude de 667m acima do nível do mar. Seu clima é quente e seco e sua topografia é acidentada com vegetação típica de caatinga.

A economia do município está baseada em atividades agropastoris e, em menor escala, na mineração. A estrutura fundiária é marcada pela presença de grandes propriedades pouco produtivas convivendo ao lado de minifúndios que suportam, precariamente, a quase totalidade da produção e do emprego rural.

Data: 31/08/2006