Fapepi e SBPC coordenam pelo terceiro ano a Semana Nacional de C&T no Piauí

A Fapepi e a Secretaria Regional da SBPC já começaram a organizar no Piauí a 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano acontecerá nos dias 16 a 21 de outubro, envolvendo centenas de atividades em vários municípios

O evento acontece nacionalmente, desde 2004, sempre no mês de outubro, com a participação de várias entidades de todos os estados da Federação, com coordenação do MCT.

O diretor-técnico científico da Fapepi, José Machado Moita Neto, informou que o objetivo da Fundação, em parceria com a SBPC, é envolver o maior número de pessoas e de entidades possíveis para despertar para a importância da ciência e tecnologia no Estado.

"O evento é muito importante porque contribui para que os estudantes, as escolas, governo e a sociedade como um todo, saibam que a ciência deve ser valorizada porque sem ela não há crescimento e nem desenvolvimento de um povo", destacou.

Outro objetivo da Semana é contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

A abertura da Semana será no Cefet de Teresina, no dia 16 de outubro, às 18 horas.

Em 2004, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades.

Em 2006, as atividades devem crescer ainda mais atingindo número bem maior de municípios e envolvendo mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas.

Para se integrar à Semana Nacional de C&T, basta pensar no que se pode realizar nas escolas, nos bairros, nas associações de moradores, nas Universidades e instituições de pesquisa, nas praças, ruas etc.

Para uma divulgação mais eficiente, é importante que a coordenação nacional da Semana saiba o será feito e, por isso, todas as atividades devem ser cadastradas no site da Semana. As informações recolhidas de todo o país ficarão disponíveis para o público e para a imprensa.

No site, é possível também solicitar o material de divulgação da Semana (cartazes, panfletos, entre outros). Mais informações: semanact2006.mct.gov.br/

Data: 30/08/2006