Parque Tecnológico de São José dos Campos recebe Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica

Projeto nasce de uma parceria entre prefeitura, Embraer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no âmbito do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

Será lançado na próxima quarta-feira (30), com a presença do governador do Estado de São Paulo, Claudio Lembo, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica a ser instalado no Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O projeto nasce de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Embraer, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no âmbito do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.

O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos é um projeto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Quando estiver totalmente instalada, a iniciativa será a principal plataforma do Parque Tecnológico de São José e contará com laboratórios públicos de integração de sistemas, software embarcado e de estruturas leves com máquinas e equipamentos para ensaios.

O ITA será responsável pela coordenação científica de alguns destes laboratórios e, dando continuidade à parceria já existente com a Embraer, ministrará aulas do Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica, que teve início em 2003, e oferece um conteúdo curricular dedicado a atender à demanda de recursos humanos e necessidades tecnológicas da empresa.

O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica também será um importante instrumento para desenvolver a cadeia produtiva aeroespacial, beneficiando micros, pequenas e médias empresas, gerando renda e postos de trabalho para São José.

O início da instalação do centro está previsto para setembro.

O setor aeroespacial foi definido pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado de São Paulo como um dos setores que vão ancorar o Parque Tecnológico de São José por considerarem que a região já é um pólo de desenvolvimento aeroespacial reconhecido mundialmente.

Data: 30/08/2006