topo_cabecalho
Câncer: Substância artificial leva tumor ao ´suicídio´

Cientistas descobriram um meio de enganar células cancerosas e levá-las à autodestruição

O novo composto sintético poderá originar tratamentos para diversos tipos de câncer, incluindo os de pulmão, pele, mama e intestino.

O corpo tem várias defesas contra células que se multiplicam descontroladamente e se transformam em tumores. Uma delas é levar a célula defeituosa a cometer suicídio.

Nesse processo natural de morte celular, chamado apoptose, atua a proteína procaspase-3. Essa proteína se transforma na enzima caspase-3, que inicia a morte da célula. Em cânceres, esse mecanismo é com freqüência defeituoso, e as células crescem sem limite.

Muitos tipos de câncer são resistentes aos comandos do próprio corpo para a morte celular e também às drogas quimioterápicas que tentam imitá-los. Mas o químico Paul Hergenrother, da Universidade de Illinois, descobriu uma maneira de contornar o processo natural que dispara a apoptose - uma molécula sintética que ativa diretamente a procaspase-3.

'Este é o primeiro do que poderá ser uma legião de compostos orgânicos capazes de ativar diretamente enzimas executoras', diz Hergenrother.

Sua equipe analisou mais de 20 mil compostos procurando um com capacidade de transformar a procaspase-3 em caspase-3.

Os pesquisadores chamaram a molécula bem-sucedida de PAC-1. Os resultados foram publicados na Nature Chemical Biology.

Personalização

A PAC-1 matou muitos tipos de células cancerosas, mas a eficiência do seu funcionamento dependeu dos níveis naturais de procaspase-3 do corpo.

Em células de câncer de pulmão, por exemplo, onde os níveis de procaspase-3 são cinco vezes maiores que o normal, a nova molécula funcionou bem.

'Agora está claro que muitos cânceres possuem concentrações elevadas de procaspase-3', afirma o especialista.

Os testes sobre a reação de cânceres à procaspase-3 poderão conduzir a tratamentos personalizados para pacientes de câncer.

'As pessoas com câncer poderão ser pré-selecionadas para tratamento com um ativador de procaspase-3 baseado na concentração dessa proteína que existe nas células do tumor', explica Hergenrother.

O tratamento personalizado seria melhor que as terapias gerais porque as quantidades de droga podem ser adaptadas à pessoa, reduzindo o risco dos efeitos colaterais normalmente associados à quimioterapia.


Data: 30/08/2006