topo_cabecalho
Gripe Aviária: EUA criam teste rápido para identificar vírus

Trata-se de um microchip com trechos de material genético de diferentes cepas virais de influenza - inclusive a H5N1, causadora da gripe aviária

Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste clínico, o FluChip, que detecta a presença de gripe em menos de 12 horas.

Trata-se de um microchip com trechos de material genético de diferentes cepas virais de influenza - inclusive a H5N1, causadora da gripe aviária.

Os exames em uso atualmente demoram no mínimo uma semana. Além de retornar um resultado positivo ou negativo para gripe, o novo teste informa exatamente de qual subtipo viral se trata.

Assim, autoridades de saúde pública que investiguem um foco de gripe em um vilarejo remoto da Ásia ou da África, por exemplo, terão condições de decidir rapidamente se será preciso sacrificar milhares de animais ou isolar e tratar centenas de pessoas que tiveram contato com as aves.

Hoje, para ter certeza de que se está lidando com o H5N1, é preciso congelar amostras de tecido infectado e enviar para laboratórios credenciados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em grande centros, como Atlanta e Hong Kong, onde se cria uma cultura viral em ovos e a seqüência genética é isolada.

Para complicar, no trânsito das amostras há o risco de que se descongelem, arruinando todo o processo.

O FluChip pode ser feito em laboratórios com menos exigências de biossegurança.


Data: 30/08/2006