topo_cabecalho
Scientific American Brasil recorda os feitos de Santos Dumont

Imagens exclusivas da mais tradicional revista de divulgação científica do mundo revelam experiências anteriores à invenção do avião

A Sciam Brasil faz, na edição de setembro, uma viagem pela história da aviação através do registro jornalístico da mais tradicional revista de divulgação científica do mundo, a Scientific American, fundada em 1845.

Uma seleção de imagens feitas na primeira década do século XX conta a evolução das técnicas de vôo mecânico no mundo.

Em sua edição de setembro de 1902, a revista já apresentava imagens da construção do dirigível nº 9 de Santos Dumont (1873-1932), o brasileiro que anos depois construiu e fez voar o primeiro avião homologado da história, o 14-Bis, cujo centenário será comemorado em novembro.

O artigo que relata essa trajetória é assinado por Ulisses Capozzoli, ex-editor da Scientific American Brasil, que refaz a saga do ser humano na tentativa de conquistar os ares.

Até que um aparelho mais pesado que o ar levantasse vôo e se tornasse realidade, foram necessários trabalhos de inúmeros cientistas, de modo que o balão evoluísse para o aeroplano e esse se transformasse nas máquinas dos irmãos americanos Wilbur e Orville Wright e de Santos Dumont.

Na matéria de capa, a Sciam Brasil de setembro traz revelações sobre as chamadas "mentes brilhantes". Testes realizados com grandes mestres de xadrez revelaram que a vantagem em relação aos novatos deriva dos segundos iniciais do pensamento.

Treinados e com uma boa organização das jogadas na memória, os mestres selecionam, nos primeiros instantes do raciocínio, o movimento certo a ser realizado.

Saiba mais sobre a Scientific American Brasil no site: http://www.sciam.com.br


Data: 30/08/2006