Inscrições para Observatório da Educação terminam nesta sexta

Grupos de pesquisa de instituições de ensino superior de todo o país têm até sexta-feira, 1º, para encaminhar à Capes propostas para o desenvolvimento de estudos sobre educação. O edital oferece R$ 2,2 milhões de apoio. O objetivo do Ministério da Educação é estimular a produção acadêmica e ampliar o pensamento crítico estratégico das políticas públicas do setor.

A parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) vai apoiar projetos de pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu que desenvolvam estudos voltados à educação. "Os estudos servirão de base para a formulação de políticas educacionais, subsidiando as ações do governo", explica o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

O Inep possui um banco de dados muito amplo, entre eles, o Censo Escolar e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas o seu presidente, Reinaldo Fernandes, quer ampliar a utilização desses dados. "Acreditamos que a indução da pesquisa irá disseminar mais conhecimento."

Ao estimular a formação de mestres e doutores para atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de docentes, o observatório quer aumentar a produção acadêmica e científica sobre educação. "Estamos interessados em ampliar as discussões sobre a qualidade e o futuro da educação brasileira", diz o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima. "O estudo dos dados já levantados pelo Inep pode ser uma excelente oportunidade para isso", salientou.

Os projetos terão duração de quatro anos. A apresentação deverá ser feita por núcleos de, pelo menos, dois docentes orientadores e por, no mínimo, um estudante de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de um mesmo programa de pós-graduação stricto sensu.

Outra modalidade prevista é a apresentação por núcleos em rede, compostos por, pelo menos, três docentes orientadores e por, no mínimo, três estudantes de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de pelo menos dois programas de pós-graduação stricto sensu diferentes. Mais detalhes poderão ser encontrados no edital <http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Edital_CapesObservatorioEducacao.pdf>.

Data: 31/08/2006