UFCG inscreve alunos estrangeiros para programa de acesso ao ensino superior

A Coordenadora de Programas e Estágios da Pró-reitoria de Ensino da UFCG, professora Betânia Maria de Oliveira, informa que estão abertas até o dia 2 de outubro de 2006, as inscrições para seleção do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES, através do Edital de Convocação Ministério da Educação / Secretaria de Educação Superior / Departamento de Política do Ensino Superior (MEC/SESu/DePES), Nº 013 de 21/08/2006. O Edital pode ser acessado pela página http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/Promisaes/edital_no13-2006.pdf. O contato com a professora Betãnia pode ser realizado pelos fones (83) 3310.1353 ou 3310.1075.

O Projeto visa conceder auxílio financeiro no valor de 01 (um) salário mínimo mensal, em moeda corrente brasileira, para alunos estrangeiros, participantes do Programa Estudante Convênio – Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação das Instituições Federais de Educação Superior – IFES, nos termos da Portaria Nº 3.167, de 13 de setembro de 2005, que estabelece as diretrizes para execução do PROMISAES.

Os alunos interessados devem entregar à Coordenação de Programas e Estágios na Pró-reitoria de Ensino da UFCG, até o dia 02 de outubro de 2006, a relação dos seguintes documentos: declaração, por parte do estudante, de que não exerce atividade remunerada nem recebe auxílio financeiro de órgãos governamentais brasileiros ou de seu país de origem (modelo no sítio do PROMISAES); declaração da renda familiar per capita anual (modelo no sítio do PROMISAES ); carta do estudante justificando o pleito; Histórico Escolar e documento que apresente o Índice de Rendimento Acadêmico; declaração contendo o Índice de Rendimento Acadêmico do estudante e provável semestre de conclusão do curso; cópia do passaporte e da carteira de estrangeiro (ou o protocolo do pedido da carteira junto à Polícia Federal); extrato bancário de, no mínimo, três meses anteriores (originais), e Termo de Compromisso, devidamente firmado (modelo no sítio do PROMISAES).

Conheça o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior

Os dados abaixo foram extraídos da página www.mec.gov.br/promisaes)

O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior- PROMISAES, tem por objetivo fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantém acordos – em especial os africanos -  nas áreas de educação e cultura,  consolidando uma política de intercâmbio que promova maior integração entre o Brasil e os países em desenvolvimento.

O Projeto oferece apoio financeiro no valor de um salário-mínimo mensal para alunos estrangeiros participantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G,  regularmente matriculados em cursos de graduação em Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, uma vez que muitos vêm de países pobres.

As diretrizes que estabelecem a execução do PROMISAES foram lançadas por meio da Portaria nº 3.167, publicada em 15 de setembro de 2005, e do edital de convocação n° 011, publicado em 16 de dezembro de 2005. Para concorrer ao PROMISAES, o estudante, além de estar matriculado em Instituição Federal de Ensino Superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda. A IFES, para aderir ao Programa, precisa estar vinculada ao PEC-G e receber, regularmente, estudantes estrangeiros por meio desse Programa.

Biografia de Milton Santos

Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 1926. Os pais, professores primários, o  alfabetizaram em casa. Aos 8 anos, já havia concluído o equivalente ao curso primário. Neto de escravos por parte de pai,  foi incentivado a estudar sempre e muito.

Em Salvador, custeava suas aulas no colégio lecionando Geografia na própria escola aos alunos do que seria atualmente o ensino médio. Depois, incentivado por um tio advogado, cursou Direito. Diplomado, não chegou a exercer a profissão; prestou concurso público para professor secundário e foi lecionar Geografia em Ilhéus. Iniciou, então, carreira repleta de desafios, não raro impostos pela sua condição de negro. Rodou o mundo, estudando e lecionando, numa trajetória impressionante. Aprendeu e ensinou na Europa, Américas e África.

Milton Santos escreveu mais de quarenta livros em diversas línguas, sua obra é uma referência para todos aqueles que  pretendem compreender de maneira crítica o mundo atual.

Professor emérito da Universidade de São Paulo, ganhador do Prêmio Internacional de Geografia “Vautrin Lud ”, de 1994. Autor de mais de 30 livros e de 400 artigos científicos, publicados em diversos idiomas, recebe essa homenagem do Ministério da Educação pela sua contribuição às políticas de inclusão social. Um de seus últimos livros, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal (Record-2000), foi apresentado pela economista Maria da Conceição Tavares como porta de entrada de uma nova utopia: “O velho otimismo do grande geógrafo brasileiro reaparece em relação às cidades, como espaço de liberdade para a cultura popular em oposição à cultura midiática de massas; como espaço de solidariedade na luta dos ‘de baixo’ contra a escassez produzida pelos ‘de cima’. A visão de uma nova horizontalidade na garra dos oprimidos contra a verticalidade dos opressores é comovedora e estimulante, já que conduz a uma nova utopia.”

Data: 04/09/2006