Olimpíada de Matemática mobiliza 14 milhões de alunos

Mais de 14 milhões de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas fizeram na terça-feira, dia 29, a prova da primeira fase da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

De acordo com a diretora da olimpíada, Sueli Druck, a prova, realizada em 95% dos municípios brasileiros, foi mais elaborada em relação à do ano passado. "As questões exigiram um pouco mais de reflexão", disse.

A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e criar vínculos entre o aluno e a escola. Além disso, os estudantes desenvolvem a auto-estima quando se destacam entre milhares de outros candidatos.

Segundo Sueli, professores de todo o país entendem que o concurso tem impacto positivo entre os alunos que não gostam de matemática. "Estudantes que não gostavam da disciplina aprenderam a gostar por causa do envolvimento que a olimpíada está promovendo nas escolas", afirmou.

No Orkut, página eletrônica de relacionamentos, os comentários sobre a prova somavam 936 opiniões até a manhã desta quarta-feira, 30. Os alunos abordam a resolução de questões, a expectativa sobre a divulgação do gabarito e fazem comentários sobre a dificuldade de alguns pontos da prova. A segunda fase será realizada no dia 18 de novembro próximo.

Prêmios - A premiação da olimpíada é dividida entre estudantes, professores, escolas e municípios. No total, participam 14 milhões de alunos de 32.603 escolas públicas de ensino fundamental e médio. Para os estudantes, serão distribuídas medalhas e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do CNPq.

Os cem professores com alunos mais bem classificados ganharão um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além disso, cem escolas receberão laboratórios de informática. Cinco municípios (um de cada região do país) ganharão quadras de esportes. Em março de 2007, serão divulgados os nomes dos vencedores.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo Impa, pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Data: 31/08/2006